[SINDÁGUA – DF] Primeiros dias de greve mostram indignação disposição de luta, mas é preciso reforçar os piquetes

Por Sindágua – DF

foto2

Nos dois primeiros dias de luta, a desrespeitosa proposta da Direção Caesb ainda é a de não pagar sequer a reposição da inflação, o que nada mais é do que um desrespeito que reduz de salários e benefícios, por isso a categoria mostrou disposição e houve uma adesão maciça em todos os locais de trabalho.

Fruto dessa adesão, a Empresa encaminhou ontem (16/05), ofício ao Sindágua, onde diz que está disposta a negociar, por isso deixamos claro que a diretoria do SINDAGUA quer uma negociação de verdade e aguarda a chamada da empresa para reuniões. Cabe destacar que o Presidente da Caesb, ao adentrar a sede, se comprometeu a se reunir com o Sindicato. Informamos ainda que a Comissão de Negociação vem se reunindo na Sede, esperamos que seja apresentada uma proposta que contemple as necessidades e reivindicações da categoria.

Apesar dessa sinalização, recebemos diversas denúncias dos trabalhadores sobre assédio da Direção da Empresa e algumas chefias contra diversos trabalhadores, visando impedi-los de exercer o direito de greve, incluindo o uso de aparato de policial contra o legítimo movimento da categoria. Tal atitude é abusiva e deve ser denunciada e repudiada.

Quanto a séries de reportagens publicadas nas mídias tradicionais, temos clareza de que demonstram que a imprensa está muito longe de ser imparcial, possui lado, e não é o lado dos trabalhadores. A posição do Sindágua foi manipulada e editada, ou sequer constou, como no caso do DFTV/Bom Dia DF da Rede Globo. O SINDAGUA já encaminhou o pedido de direito de reposta às informações tendenciosas e mentirosas prestadas pela Direção da Empresa, que é uma ardilosa tentativa de colocar a população contra os trabalhadores, que se desdobram para manter um serviço de qualidade, apesar das péssimas condições de trabalho e sucateamento. Ainda que a imprensa se negue a divulgar, estamos encaminhando nossa versão em uma nota para ser distribuída à população, o que coloca novamente a necessidade de participação da categoria nos piquetes e nos atos para fazer esse diálogo necessário.

Os ataques da imprensa a nossa greve tem o objetivo de nos atingir, mas está mostrando a importância do nosso trabalho para toda cidade! A repercussão de nosso movimento é positiva, nesse momento é importante a participação da categoria para consolidar os piquetes, para assim fortalecer nossa greve, denunciar e combater o assédio da Empresa.