[Bancários] NOTA POLÍTICA DA INTERSINDICAL – Instrumento de Luta e organização da classe trabalhadora e do SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO VALE DO CAÍ

O sindicato dos Bancários de Porto Alegre e a FETRAFI/RS com o apoio da maioria dos 38 sindicatos de bancários do RS acabam de aplicar um golpe nos trabalhadores do BANRISUL alterando, depois de mais de 30 anos, as regras para eleição dos representantes ao Comando dos Empregados. A manobra objetiva impedir que o bloco NOVO RUMO, composto por uma coalizão de forças políticas que são oposição ao Sindicato e a FETRAFI/RS e por trabalhadores de base independentes, conquistasse a maioria no Comando.

O golpe não é nenhuma novidade, pois que esse método tem se tornado recorrente em outras disputas sindicais com sindicatos vinculados a CUT. Este episódio revela que a burocracia sindical que não medirá esforços para impedir qualquer manifestação autônoma dos trabalhadores.

Na abertura do Encontro Nacional os dirigentes destas entidades e o presidente da CUR/RS conclamavam à unidade pela defesa da democracia. O cinismo de tais dirigentes não pode mais ser disfarçado e o discurso se revela divorciado de suas práticas.

Continuaremos firmes e junto com os trabalhadores do Banrisul para organizar, desde já, a resistência aos ataques da diretoria do Banrisul e do Governo do RS. Quanto ao golpe perpetrado pela FETRAFI e pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre os trabalhadores do Banrisul responderão na luta e, como na campanha salarial de 2014, derrotarão o peleguismo sindical desde a base de cada sindicato.

Por isso a INTERSINDICAL – Instrumento de Luta e organização dos Trabalhadores e o Sindicato dos Bancários do Vale do Caí afirmam que O COMANDO DOS EMPREGADOS DO BANRISUL ELEITOS NO 23º ENCONTRO NACIONAL DOS BANRISULENSES É ILEGÍTIMO E NÃO NOS REPRESENTA.