SOLIDARIEDADE E LUTA DE CLASSE

No Rio Grande do Sul vivemos como classe trabalhadora as consequências dos ataques à natureza promovidos pelo Capital e seus governos de plantão, mas ao mesmo tempo vivemos como classe a solidariedade tão fundamental e a cada ação a afirmação que é só na luta da classe trabalhadora que garantiremos melhores condições de vida e trabalho e avançaremos na luta contra esse sistema de exploração.

Abaixo vídeos e fotos das ações da militância da Intersindical no RS e as informações que a imprensa do Capital tentam ocultar, das lutas contras os ataques e omissões dos governos de plantão.

Somente a solidariedade ativa entre a Classe Trabalhadora pode combater a Negligência do Estado e a ganância dos Patrões

Já passa de 2 milhões e 300 mil o número de pessoas afetadas pelas enchentes. Até agora são 155 mortes, 900 feridos, 77 mil desabrigados e mais de 540 mil desalojados, segundo dados oficiais.

Além de ser uma consequência direta da poluição e destruição da natureza causada pela exploração capitalista dos grandes empresários e do Agronegócio. Essa catástrofe é também um reflexo da negligência de Leite, Melo e demais prefeitos da região, já que eles flexibilizaram leis ambientais, negaram alertas e não investiram em políticas públicas de prevenção de enchentes e de saneamento;

Desde o começo das enchentes a classe trabalhadora se colocou em movimento, centenas de trabalhadores voluntários se dedicaram ao resgate de seus irmãos e irmãs, arriscaram suas vidas para salvar pessoas já que o estado nada fez para ajudar. Além disso, milhares de trabalhadores se dedicaram a construir uma rede de solidariedade com doações, abrigos e acolhimento das vítimas.

Diversos pontos de resgates foram construídos através da auto organização de trabalhadores voluntários e assim mantiveram suas ações coordenadas contando com:
Embarcações, combustível e mecânica;
– Resgate de pessoas e animais;
– Elétrica, montagem e desmontagem da estrutura;
– Assistência médica imediata;
– Farmácia;
– Acolhimento e assistência psicológica;
– Alimentação;
– Roupas e produtos de higiene básica;
– Assistência emergencial médica veterinária;
– Alimentação, suporte e encaminhamento dos animais resgatados para lares
temporários;
– Divulgação e suporte ao reencontro dos Pets resgatados com suas famílias;
– Acolhimento e encaminhamento para abrigos ou casas de familiares e/ou
amigos;
– Carona solidária para resgatados (pessoas e animais);

Todos os trabalhadores voluntários e de abrigos estão dando o exemplo que devemos seguir, pois somente a nossa auto organização, a solidariedade de classe e a independência frente a Patrões e governos pode garantir a nossa sobrevivência!

No dia de hoje (20/05) os trabalhadores e moradores do bairro Sarandi organizaram um ato contra o descaso dos governos Melo e Leite.

A negligência de ambos é uma das principais causas do sofrimento da população que foi duramente atingida pelas enchentes.

A falta de investimento em políticas públicas de saneamento e prevenção, assim como a falta de manutenção de diques e casas de bombas causaram uma série de destruição e mortes no bairro.

Esse ato demonstra que só a luta e a união dos trabalhadores organizados pode mudar a situação precária que vivemos.

A Intersindical está presente em diversas frentes de atuação para combater os governos e os patrões.

Junte-se a nós e vamos dar continuidade às mobilizações e ações de solidariedade de classe.

Só a Luta Muda a Vida!!