TOYOTA ANUNCIA BILHÕES EM INVESTIMENTOS PASSANDO POR CIMA DE DIREITOS E CONTA COM OS PELEGOS PARA AMPLIAR A EXPLORAÇÃO

A direção da montadora japonesa Toyota anunciou no dia 05 de março o fechamento da fábrica em Indaiatuba transferindo toda a produção para Sorocaba, ambas no interior do estado de São Paulo. O investimento de bilhões em ampliações na cidade de Sorocaba anunciado é mais um exemplo que o lucro das empresas vem diretamente de mais exploração contra o trabalhador.

Para a Toyota mais lucros, para os trabalhadores redução de direitos, demissões e arrocho salarial: a direção da Toyota comemorou a decisão de fechamento da fábrica em Indaiatuba com investimento da ordem de R$11 bilhões na fábrica de Sorocaba, a decisão da direção da Toyota de transferir toda a produção para essa cidade é porque lá a atual direção do Sindicato dos Metalúrgicos filiado à CUT  aceitou a diminuição da estabilidade dos trabalhadores adoecidos, além de outros direitos da Convenção Coletiva de Trabalho que  em Indaiatuba foram garantidos através da luta organizada pelo Sindicato em conjunto com a Intersindical.

O governo Lula novamente lançou medidas que protegem os interesses das empresas e nenhuma garantia de proteção aos direitos e empregos dos trabalhadores, é disso que se trata a política de incentivos para indústria.  E tanto em Sorocaba, como em outras cidades, inclusive Indaiatuba, os governos municipais seguem garantindo muita isenção fiscal, ou seja, mais benefícios para as empresas.

SINDICATO AMIGO DO PATRÃO, É ASSIM EM SOROCABA: já faz tempo que em Sorocaba o Sindicato dos Metalúrgicos que faz parte da CUT é aliado dos patrões. Aceitaram reduzir direitos da Convenção Coletiva de Trabalho, lá não existe a cláusula que garante a estabilidade até a aposentadoria para os trabalhadores vítimas de doenças e acidentes provocados pelo trabalho, os salários são mais arrochados, as condições de trabalho são ainda piores, ou seja, a direção do Sindicato protege os interesses das empresas e não dos trabalhadores.

Veja aqui trechos das declarações da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba/CUT e da direção da empresa após o anúncio do fechamento da fábrica em Indaiatuba: “Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região participaram na tarde de terça-feira5, de um anúncio realizado pela Toyota, montadora de carros japonesa, de um investimento de R11 bilhões, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis.”

Veja o que disse o atual presidente do Sindicato:

“E isso também só foi possível graças ao esforço do governo federal que através de uma nova política industrial, fez com que isso fosse possível.”

Veja o que disse outro membro da diretoria do Sindicato, o secretário-geral:“Há muito tempo negociamos investimentos, fizemos várias viagens ao Japão, demonstrando que nós éramos uma cidade confiável”. O Sindicato continuará atento a todas as movimentações, demonstrando a importância de termos empresas sólidas na cidade, investimentos concretos, fortalecendo a cadeia produtiva.

Veja o que disse o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, ou seja, o representante da direção da empresa:“Agradeço também a importante liderança e nosso parceiro Leandro Soares à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região que trabalhou de forma incansável para realizar o grande sonho de duplicar as instalações produtivas na planta de Sorocaba.”

Mais do que as isenções fiscais feitas pelos governos, é a posição da atual diretoria do Sindicato que está à serviço dos patrões que tanto interessa a Toyota, pois é assim que vai lucrar ainda mais. Seu objetivo é demitir trabalhadores adoecidos que em Indaiatuba têm estabilidade e demitir todos aqueles que vierem a adoecer por conta das péssimas condições de trabalho o que não conseguiu até hoje em Indaiatuba. Fará isso com a conivência da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba filiado a CUT, direção essa que a atual diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas região está se aproximando a cada dia.

É NA LUTA QUE GARANTIMOS DIREITOS, É SÓ LUTANDO QUE VAMOS IMPEDIR QUE ELES ACABEM

A Intersindical- Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora segue junto com os metalúrgicos de Campinas e região para retomar o Sindicato para as mãos dos trabalhadores e firmes em solidariedade a luta dos trabalhadores na Toyota em defesa dos direitos e dos empregos. São muitos trabalhadores que estão adoecidos por conta das condições de trabalho impostas pela Toyota que têm estabilidade fruto da luta organizada pelo Sindicato junto com a Intersindical, por tudo isso é preciso ter mobilização pra valer para garantir que esse direito siga sendo respeitado.