Ildemar Calvalcante Guedes sempre esteve ao lado da classe trabalhadora. Médico especializado em saúde do trabalhador, clínico geral, por muito tempo servidor público em São José do Campos/SP, fez de sua profissão uma ferramenta para contribuir na luta em defesa da saúde e da vida da classe trabalhadora.
Sempre firme na defesa do SUS como sistema público e universal para atender a população trabalhadora. Seja nos hospitais, nos núcleos de reabilitação, no Sindicato dos Metalúrgicos onde trabalhou no Secretária de Saúde do Trabalhador e depois em seu consultório, Ildemar sempre foi firme na defesa dos trabalhadores, generoso no cuidado, amigo, um companheiro da nossa classe.
Ildemar estava hospitalizado desde o início de setembro, enfrentando bravamente a COVID 19, doença que agrediu violentamente seu corpo. Hoje, dia 28 de outubro, os efeitos dessa doença que o governo genocida de Bolsonaro chama de gripezinha, hoje no dia em que esse governo da morte tentou impor uma medida que abriria a porteira para a privatização do SUS, Ildemar faleceu, mas seguirá presente em nossa luta que também é a sua, em defesa da saúde e da vida da classe trabalhadora, em nossa luta contra o Capital e seu Estado por uma outra sociedade, uma sociedade socialista. É assim que os nossos seguem na vida para além da memória.