[Trabalhadores em MT] Mesa de Debates: A conjuntura e os ataques aos direitos dos servidores

mt conjuntura

A greve geral do funcionalismo foi um acontecimento de grande importância para a luta em defesa dos direitos, enfrentou a intransigência do Governo do Estado, que no dia 29 de junho aprovou mediante o golpe também da maioria dos deputados da AL-MT sobre os servidores, a lei do calote na RGA. Desde então o dia 29 ficou marcado como Dia de Combate ao Calote, data de protesto e luta!

Reunidos em Assembleia Geral da categoria decidimos por paralisar nossas atividades em todo Estado nesta sexta-feira, dia 29 de julho, dando continuidade à luta, que começou ainda no ano de 2015, pelo pagamento integral da RGA, em parcela única e a partir da data-base. E nesta importante data convidamos toda a categoria e o conjunto do funcionalismo estadual para participar da mesa de debates “A conjuntura e os ataques aos direitos dos servidores”.

A atividade tem como objetivo a ampliação e o aprofundamento da discussão acerca dos ataques sofridos pelos servidores em MT e sua relação com a atual conjuntura do país e a resposta dos governos federal, estaduais e municipais para a recuperação das taxas de lucro do Capital: retirada de direitos e arrocho salarial aos trabalhadores, jogando para a nossa classe a conta da crise que não é nossa.

O governo Dilma/PT já aplicava as medidas, agora continuadas pelo governo interino de Temer/PMDB do chamado ajuste fiscal, impondo vários ataques aos direitos dos trabalhadores, como as MPs 664 e 665, privatizações, arrocho salarial ao funcionalismo federal, Plano de Proteção ao Emprego (PPE), dentre outros.

O Governo interino avança com a proposta de um acordo, gestado ainda do Governo PT, de renegociação e amortização das dividas dos Estados, em troca de que os governos estaduais intensifiquem os ajustes, que significam mais arrocho nos salários, fim dos concursos públicos e das nomeações, da estabilidade e de outros direitos já conquistados pela luta dos trabalhadores. Portanto o momento é de ampliar nossa organização e resistência em defesa dos direitos que não foram presentes de patrões ou governos, mas foram garantidos através de muita luta!

Venha, participe! Quem sabe mais luta melhor!

Mesa de Debates: A conjuntura e os ataques aos direitos dos servidores.

Local: Sindicato dos Médicos de MT, localizado na Rua General Valle, 321 – Térreo – Ed. Marechal Rondon (localizado ao lado do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá), às 8:00h, com a participação de:

Viviane Bastos – Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba – Paraná (SISMMAC), que participou da greve geral do funcionalismo que parou o Paraná em 2015 enfrentando os ataques do Governador Beto Richa/PSDB;

Edmar Leite – Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT-MT);

Lehu Wanio de Araújo – Oposição vigilantes/ Núcleo de Formação Popular 13 de Maio.

Daiane Renner de Araújo – Sindicato dos Servidores do Detran-MT (SINETRAN-MT)