[Trabalhadores Saneamento Jacareí] Balanço da campanha salarial 2016

Por Sindicato dos Trabalhadores do serviço autônomo de água e esgoto de Jacareí/SP

Nas Assembleias, analisamos a conjuntura política local e nacional. Discutimos a intenção do Governo Federal (Dilma/Temer) em atacar os direitos dos trabalhadores, através de tentativa de reforma previdenciária e trabalhista, que estão por vir.

Em nossas passeatas de protesto, mostramos para a população a política de sucateamento dos serviços públicos promovida pelo Prefeito Hamilton (PT), através da terceirização desenfreada, arrocho de salários, retirada de direitos dos trabalhadores e mau uso do dinheiro público. Denunciamos a irresponsabilidade da direção do SAAE, quanto a distribuição de água suja por falta de produto químico no tratamento da água.

Na imprensa e em Carta Aberta à População, mostramos aos eleitores da cidade a jogada do Prefeito (PT) para as eleições municipais, em Outubro/16, ou seja: indicar seu secretário de desenvolvimento econômico, Emerson Goulart, como seu candidato a prefeito, só que pelo PSD, para tentar encobrir a corrupção e a lambança do PT na política atual.

Ocupamos 4 vezes a Câmara Municipal em luta por nossa Campanha Salarial (reajuste ao menos pela inflação, 10,29%). Nesta ocasião, os trabalhadores puderam constatar o “rabo preso” dos vereadores da situação (maioria) com o Prefeito e o toma lá dá cá entre Prefeitura e Câmara, após aprovação dos 5%.

Acima de tudo, a Campanha Salarial foi um momento de formação política para os trabalhadores, fundamental para o fortalecimento da nossa classe.

A movimentação dos trabalhadores, principalmente daqueles lotados na ECA, trouxe confiança e determinação para a continuidade da luta da categoria por novas conquistas e por uma política de saneamento transparente, que tenha como prioridade as necessidades da população e não o projeto de permanência no poder a qualquer custo, do Prefeito Hamilton e Cia, via PSD.

A Diretoria