METALÚRGICOS ORGANIZADOS COM O SINDICATO GARANTEM NA LUTA AUMENTO SALARIAL NA BRASCABOS EM RIO CLARO

Depois de conquistar a maior PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) da história da empresa, ontem (23/09), os/as mais de dois mil metalúrgicos/as dos quatro turnos da Brascabos cruzaram os braços e conquistaram 10% de reajuste salarial. Esse é o primeiro acordo fechado na base do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região (Intersindical) que compreende oito cidades da região.

Até ontem, a empresa oferecia apenas o índice acumulado da inflação dos últimos 12 meses (6,35%). Insatisfeitos/as com a proposta e com as más condições de trabalho (falta de segurança no local de trabalho, assédio moral, ambulatório fechado no 3º e 4º turno) as quais elas estão expostas, os/as trabalhadores/as decidiram pela greve e paralisaram a produção por 24 horas.

Sentindo a pressão e a disposição de luta dos grevistas, a direção da Brascabos solicitou uma reunião imediata de negociação com Sindicato e representantes e, após algumas horas de conversa, a direção da empresa aceitou a proposta de reajuste salarial dos/as trabalhadores/as, que é de 10%. Também foi resultado desta mobilização o não desconto do dia parado, estabilidade de 90 dias no emprego e o início das reuniões entre trabalhadores e a empresa para negociar todos os problemas internos em 15 dias.

Esse é um exemplo de que para conquistar é preciso muita luta e os homens e mulheres (que compõem mais de 95% da fábrica) da Brascabos mostraram que estavam com disposição para garantir um reajuste melhor e ter as suas reivindicações atendidas.

A luta continua em todas as fábricas da categoria metalúrgica das bases sindicais de Limeira, Campinas, Santos e São José dos Campos que juntas têm cerca de 174 mil trabalhadores em movimento. Um aviso de greve foi protocolado no dia 15 de setembro pelos quatro sindicatos junto aos representantes dos patrões e, desta forma, a qualquer momento poderá haver novas paralisações em Rio Claro ou em outras cidades.

Parabéns aos companheiros e companheiras da Brascabos que acreditaram na luta e na direção do seu Sindicato. Firmes