«

»

Imprimir Post

[Radialistas SP] GREVE NA EBC TEM PARTICIPAÇÃO MASSIVA

Por Radialistas/SP – Novembro/2013.

Trabalhadores da EBC em todas as praças iniciam greve hoje. A adesão em São Paulo é quase da totalidade dos radialistas e jornalistas da empresa. Amanhã, dia 08/11 haverá nova assembleia realizada por vídeo conferência entre as praças. 

ENTENDA O CASO

 
A proposta da empresa – A oferta da empresa prevê um acordo de dois anos, com reajuste no valor do IPCA (índice da inflação) mais ganho real de 0,5% em 2013 e outro de 0,5% em novembro de 2014. Para os benefícios, o reajuste seria o IPCA, à exceção do auxílio-creche, que teria reajuste de mais de 11%. Seria concedido um tíquete extra de R$ 832 em dezembro de 2013 e outro corrigido pela inflação acumulada em dezembro de 2014 (veja proposta detalhada abaixo).
 
Duas condições foram enfatizadas pelo diretor-presidente. A primeira é o fechamento do Acordo por dois anos. A segunda é a retirada de 10 itens que o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – órgão vinculado ao Ministério do Planjeamento) impõe a retirada. Em relação a essas cláusulas, a direção incluiu na proposta o compromisso de garantir os pontos nas normas internas da empresa até abril de 2014.
 
A contra-proposta dos trabalhadores – Foi aprovada nesta terça-feira (5), a seguinte contra-proposta:
 
A) Não retirada retirada de cláusulas e dos itens vetados pelo DEST;
 
B) Mudança de data-base para maio com acordo de novembro de 2013 a maio de 2015 e gatilho automático em novembro de 2014;
 
C) Aumento linear salarial de R$ 290,00 (Tíquete-alimentação/refeição adicional no fim do ano + Vale-Cultura + ganho real de 1% linear divido por todos os funcionários multiplicado por 1,5, que é o período de vigência do acordo proposto)
 
D) Aumento de 11% no tíquete-alimentação (inflação das refeições)
 
E) Cláusulas sociais prioritárias para avanço: gratificação de função (9a), horas-extras (10a), acúmulo e desvio de função (40a), Comissão de Empregados (81a), adicional de titularidade (38a), qualificação profissional (39a), comportamento ético e moral (52a), cursos externos (49a), folgas dominicais (63a), avaliação de desempenho, incluindo as chefias (42a).

 

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: https://www.intersindical.org.br/2013/11/11/radialistas-sp-greve-na-ebc-tem-participacao-massiva/