VITÓRIA DOS TRABALHADORES: BLOCO DE OPOSIÇÃO PRESENTE NO XI CONTECT DERROTA OS PELEGOS RETOMANDO A FEDERAÇÃO PARA A LUTA.

Na madrugada do último domingo (17/06/2012) chegou ao fim o XI CONTECT (Congresso dos Trabalhadores dos Correios) com uma vitória histórica dos trabalhadores nos Correios.

Por 131 a 129 votos o Bloco de Oposição formado pela INTERSINDICAL- Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, PCO, MRL, sindicatos independentes e pelos sindicatos do Piauí, Amazonas, e parte de Alagoas (que romperam com a política aparelhista da Conlutas/PSTU), derrotou a Articulação Sindical e o PCdoB, portanto, o governo Dilma (PT) e retomou a direção majoritária da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios), dando um basta na política de entrega de direitos dos trabalhadores.

E mais. A unidade desse bloco possibilitou ainda avanços na organização da luta dos trabalhadores e a democratização da FENTECT, a partir da aprovação de mudanças no Estatuto:

– A partir de agora as secretarias da FENTECT passam a ser distribuídas pela proporcionalidade direta e qualificada.

– Para assinatura de Acordo Coletivo foi suprimido o critério de maioria simples e agora serão necessárias aprovações de no mínimo 2/3 das assembleias dos sindicatos que compõem a categoria.

– A comissão de Negociação dos trabalhadores passa a ser composta por 6 membros da FENTECT e por mais 1 membro eleito na base de cada sindicato. Dessa forma a base vai participar diretamente de todo o processo de mobilização. Os pelegos passam a ser minoria e portanto não vão conseguir submeter a Federação aos seus interesses pessoais e aos interesses do governo.

O governo Dilma sofreu uma grande derrota em relação à política de conciliação de classes imposta pela Articulação/PT e PCdoB dentro do movimento sindical nos Correios. Ainda mais levando em consideração a maneira como o bloco de Oposição venceu o Congresso, mesmo com toda a direção Nacional da CUT e o alto escalão da empresa descendo para Fortaleza, pressionando e coagindo de todas as formas e tentando cooptar os trabalhadores que se mantiveram firmes em sua decisão.

O IMPORTANTE PAPEL DA INTERSINDICAL NA CONDUÇÃO DO PROCESSO VITORIOSO

A INTERSINDICAL esteve presente no Congresso com uma delegação composta companheiros das Oposições do PR e MT e pelos companheiros da direção do SINTECT/CAMPINAS.

Desde o princípio do Congresso sabíamos que tínhamos uma função essencial dentro do bloco de Oposição: fazê-lo funcionar. Devido à nossa análise conjuntural acertada e nossa coerência na concepção e prática, sabíamos que nossa tarefa era garantir a unidade do bloco para derrotar os pelegos.

É assim que vamos continuar a contribuir para o avanço das lutas da categoria, com autonomia e coerência na luta de classes.

POR NENHUM DIREITO A MENOS. AVANÇAR NAS CONQUISTAS.