NOTA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA INTERSINDICAL

São Paulo, 10 de junho de 2012.

Companheiros/as

Na tarde de hoje os companheiros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em reunião nos comunicaram a decisão de seu Comitê Central em relação a sua atuação no movimento sindical.

A partir de agora não estarão mais organicamente na Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora e terão como prioridade nesse momento sua autoconstrução no movimento sindical através da Unidade Classista.

Os companheiros fazem questão de afirmar também que tal decisão não significa um rompimento político com a Intersindical, tão pouco sua entrada nas sucessivas tentativas de construção de uma nova central sindical junto com os que romperam conosco e demais setores que foram frustrados no Congresso de 2010 junto à Conlutas.

Segundo os companheiros a decisão tem como objetivo sua reorganização no movimento sindical, que passa por efetivar a existência da Unidade Classista.

De nossa parte reafirmamos a importância do Instrumento que estamos construindo e que a cada dia se amplia e se consolida. No processo de reorganização do movimento sindical, essa construção é uma tarefa fundamental de todos aqueles que estão firmes no trabalho de se contrapor ao sindicalismo de conciliação de classes, tarefa que passa pela organização da classe a partir da base para enfrentar o Capital, seu Estado e seus aliados no movimento.

Novamente colocamos que a impossibilidade de “recomposição” com os setores do Psol que romperam com a Intersindical se deve a suas ações que se expressam em sucessivas tentativas de criar uma nova central completamente descolada da luta concreta da classe. Seguem com a mesma formulação que tentaram impor, mas, não conseguiram no II Encontro Nacional da Intersindical de abril de 2008.

Também colocamos nossa disposição em seguir construindo a unidade de ação com todos aqueles que de fato estejam dispostos a lutar e, em relação aos companheiros do PCB, reafirmamos nossa compreensão de serem nossos aliados nesse processo de reorganização.

Os companheiros do PCB já confirmaram sua presença como convidados em nosso IV Encontro Nacional e a partir de nossas resoluções já elencamos atividades que poderemos realizar conjuntamente no espaço de unidade de ação.

Coordenação Nacional da Intersindical