O METALÚRGICO – ESPECIAL GREVE NA USIMINAS E USIMEC

Na manhã de ontem (29 de maio), os trabalhadores na Usiminas e Usimec, em assembleia na portaria da empresa, decidiram por unanimidade rejeitar a proposta indecente de reajuste apresentada pela empresa de 4%. Na mesma assembleia decidiram paralisar a produção e esperar a negociação com a Usiminas marcada para a mesma manhã.

AO INVÉS DE APRESENTAR PROPOSTA, A DIREÇÃO DA EMPRESA SE RETIROU DA NEGOCIAÇÃO
A direção da Usiminas mente dizendo que está disposta a negociar. Exemplos não faltam: a pauta de reivindicação foi entregue há mais de 3 meses e a única proposta que apresentou foi a merreca de 4% (índice abaixo da inflação).
Mas não param por aí. Ontem se retiraram da negociação sem apresentar nenhuma proposta e foram acionar mais viaturas policiais para colocar os trabalhadores na marra dentro da empresa.

MENTIRAS E SABOTAGEM
A direção da Usina sabendo da revolta generalizada dos trabalhadores, usou a Policia Militar para colocar na marra os ônibus do turno C para dentro da Usina no dia de ontem. E a mesma coisa fez no dia de hoje: policias de arma em punho obrigaram os trabalhadores a ficar dentro dos ônibus até que fossem levados para dentro da usina.
Isso tudo porque a mobilização conseguiu parar setores importantes de trabalho: ontem o que funcionou na usina, funcionou com muita dificuldade e obrigando os trabalhadores do turno A a trabalhar 16 horas. A direção da empresa tentou de tudo para tentar normalizar a produção, mas não conseguiu.

HOJE: MAIS POLÍCIA E SABOTAGEM
Nas reuniões dentro da fábrica, os companheiros vão ouvir dos chefes que houve piquete na portaria e isso é mais uma mentira da direção da empresa. O que aconteceu foi o aparato policial a disposição da empresa em todas as portarias para impedir a mobilização dos trabalhadores.

ALÉM DISSO, O CAMINHÃO DE SOM DO SINDICATO FOI SABOTADO
Na madrugada de hoje os pneus do caminhão de som do Sindicato foram furados. Não temos dúvida de que foi sabatogem a serviço de tentar impedir a mobilização.

MAS NADA DISSO VAI IMPEDIR A CONTINUIDADE DA NOSSA LUTA
Vamos retomar e ampliar a nossa mobilização, a paralisação voltará a acontecer nos próximos dias.
Juntos conosco, estarão os Sindicatos de Luta, a Intersindical, mas o principal é cada companheiro que já está firme nessa luta chamar aqueles que ainda não sabem da força que temos quando nos juntamos para lutar.

A REVOLTA SE TRANSFORMOU EM LUTA.

maio3

Dia 29: Trabalhadores votam a favor da paralisação

Acidentes, doenças e mortes no local de trabalho, irregularidade nos laudos para aposentadoria, corte do adicional de insalubridade, pressão, jornada extensa, imposição de dobras quase todos os dias e um salário de fome: essa é realidade dentro da Usina.

Contra tudo isso os trabalhadores colocaram a revolta em movimento e pararam a produção. Sem piquete, sem bloqueios na portaria, por isso o desespero da Usiminas que fez de tudo nas últimas 24 horas para impedir a mobilização.

Os trabalhadores na Usimec continuam a paralisação e na Usiminas a qualquer momento ela será retomada.

A direção da Usiminas ao invés de enviar circulares e realizar reuniões mentirosas dizendo que está aberta para negociação, deve é apresentar imediatamente a resposta sobre a proposta que apresentamos.

Além disso, como sabem que a revolta só aumenta, no dia de hoje impediram os companheiros da direção do Sindicato de entrar na empresa, ou seja, estão fazendo de tudo para tentar impedir a mobilização.

MAS NÃO VÃO CONSEGUIR
Agora é hora de ampliar a mobilização. E por isso vamos organizar os próximos passos da nossa luta e para isso é fundamental que os companheiros participem da importante assembleia que vamos realizar
amanhã, quinta-feira, dia 31 de maio, às 18h, na sub-sede do Sindicato, em Santos ( Av. Ana Costa, 55).
Por nenhum direito à menos, avançar nas conquistas!

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR! A HORA É AGORA, AMPLIAR A
MOBILIZAÇÃO GARANTIR AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES