Sapateiros/as de Franca em movimento na defesa do seu Sindicato

Centenas de sapateiras e sapateiros estavam na manhã de hoje em frente à sede fantasma do pelego exigindo a devolução do dinheiro da categoria que foi indevidamente descontado pelos patrões e repassado ao pelego.

Ao chegar lá os/as trabalhadores/as se dirigiram ao pelego nesses termos: “Bom dia você é o tal de Fabio Candido? Pois bem, nós somos as Sapateiras e Sapateiros de Franca”. O pelego que nunca vai aos locais de trabalho, na sede fantasma está sempre acompanhado de jagunços, ou seja, tem medo de enfrentar a categoria, pois sabe que os trabalhadores não o reconhecem como representante da categoria e estão firmes em defender seu verdadeiro instrumento de luta.
Hoje mais uma vez o dia foi de vitória, os trabalhadores exigiram e conseguiram a devolução do assistencial, mas além disso, o mais importante demonstraram novamente que estão juntos com seu Sindicato.

Nesse mês foram várias as manifestações em defesa da legítima entidade da categoria. Na fabrica Free Way os trabalhadores pararam a produção e definiram em assembléia que ou se descontava a mensalidade sindical para o verdadeiro Sindicato e devolviam o dinheiro da contribuição assistencial repassada para o pelego ou então iriam parar a produção novamente e seguir em a passeata até a casa fantasma do pelego exigindo a devolução. Os patrões devolveram o dinheiro do assistencial e a luta segue para que a mensalidade sindical continue a ser enviada para o legítimo Sindicato da categoria.

Nas últimas semanas os trabalhadores têm se organizado e ido em grande número ao escritório do pelego que é bancado pelos patrões para além de exigir a devolução da contribuição assistencial, dizer em alto e bom som que seu verdadeiro e único Sindicato é o Sindicato dos Sapateiros de Franca que existe há 70 anos e que nas últimas 3 décadas é o instrumento de luta e organização da categoria e referencia para o conjunto dos trabalhadores da cidade e região.
Na última assembléia geral a categoria definiu a pauta da campanha salarial e ampliação da luta em defesa do Sindicato.

Portanto em janeiro a mobilização se amplia em cada local de trabalho por aumento salarial, nenhum direito a menos, avançar nas conquistas e a defesa do instrumento de luta da categoria: o Sindicato dos Sapateiros de Franca que estará a frente da organização de mais essa luta.