Solidariedade ativa aos trabalhadores de Santa Catarina

Tendo em vista a tragédia que atingiu nosso Estado, especialmente o Vale do Itajaí, o Fórum dos Movimentos Sociais não poderia deixar de se sensibilizar com as milhares de famílias vítimas desta catástrofe.

Somente em Blumenau foram 103 mil pessoas atingidas pelas cheias e desmoronamentos. Consequentemente, 25 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 5 mil alojadas nos abrigos do município.

Estes números revelam apenas uma proporção da tragédia. Ainda são muitas as pessoas desaparecidas, outras em busca de ajuda e o pior, muitas ainda não foram socorridas. São famílias inteiras que encontram-se isoladas em locais de difícil acesso até mesmo para o Exército e outras Instituições de auxílio e resgate.

A condição climática, que favoreceu quatro meses quase consecutivos de chuvas e a topografia da região contribuíram para esta tragédia. Consequentemente, segundo geólogos, prejudicou o solo onde ocorreram deslizamentos, desmoronamentos, enchentes e enxurradas e muitas destas famílias atingidas não poderão retornar para seu lar.

Isto nos preocupa, pois dos 50 abrigos existentes hoje somente no município de Blumenau, grande parte são em Escolas Públicas que, no mês de fevereiro, irão retornar às aulas. Deste modo, muitas famílias ficarão sem onde recorrer nos próximos meses.

Neste sentido estamos necessitando urgente de doações em verbas. As metas de doações necessárias para o momento, como alimentos, água e roupas, já foram atingidas. Sendo necessário agora juntarmos forças para conseguirmos verbas com o objetivo de ajudar a garantir o futuro destas famílias nos próximos meses.

Outro problema no município de Blumenau foi a destruição da Rádio Comunitária, um dos principais elos de comunicação entre Sindicatos e Movimentos Sociais com os trabalhadores. A enchente na região provocou o estrago de todos os equipamentos da referida rádio.

Neste sentido, também precisamos unir forças para garantir a volta deste importante meio de comunicação, tendo em vista o compromisso social do veículo e a importância de informar todos os trabalhadores, principalmente neste momento.

Sendo assim, segue abaixo os dados da Conta para arrecadação de verbas, com o objetivo de ajudar esta população. O Fórum dos Movimentos Sociais é responsável pela distribuição destes valores e fiscalização.

Para isso, criamos vários grupos, os quais já estão realizando trabalhos em prol desta população. Como a visita nos abrigos da região, para verificar a situação dos abrigados e um grupo de fiscalização, que está comprometido em analisar se as doações recebidas estão sendo direcionadas realmente para as vítimas da tragédia. Além disso, outro grupo está estudando a possibilidade de indenização destes trabalhadores afetados.

 

NÚMERO DA CONTA: C/C 37028
AGÊNCIA: 095-7
BANCO DO BRASIL
RÁDIO COMUNITÁRIA

Desde já agradecemos. Grande abraço,

Vivian K. Bertoldi
SINTRAFITE