O resultado final do Plebiscito sobre a desfiliação da Assufrgs à CUT, ainda não foi concluído porque faltaram três urnas que ainda não chegaram e por isto não foram apuradas. Mas o resultado parcial já demonstra que dois terços dos votos são pelo SIM (Favorável a desfiliação da CUT) e um terço pelo NÂO. Segundo informações da coordenadora Shirlei Cassel, que participou da apuração que iniciou ontem após às 18 horas. Até o final da apuração foram computados cerca de 700 votos, no total.
A nova coordenação da Assufrgs iniciou o debate para a desfiliação da CUT, no final de 2007.
Continuou no II Conassufrgs, realizado em junho, que aprovou o indicativo pela desfiliação da Assufrgs da CUT. Porém, remeteu para a categoria decidir definitivamente, através de consulta plebiscitária.
Durante todo o dia de ontem 43 urnas fixas e 13 urnas volantes foram utilizadas para que os trabalhadores da Universidade se posicionassem sobre esta questão. Inclusive nos locais mais afastados como o Ceclimar e a Estação Agronômica em Arroio dos Ratos.
Na segunda-feira (15/12), a coordenação já deverá ter concluído o processo de apuração e anunciará o resultado oficial.
Antes do plebiscito a Assufrgs fomentou a discussão através deste site e de uma matéria específica, na Revista Assurgente onde todas as posições que fazem parta de coordenação da Assufrgs se manifestaram, contra (não) ou a favor. No caso o Conlutas, Intersindical, CTB e CUT.
Também foram organizados debates nos três campus. Na quarta-feira (3) durante a Assembléia Geral, segunda-feira (8) na sede da Assufrgs, no centro e na terça-feira no RU3 do Campus do Vale.