Bancários de Blumenau: PARALISAÇÃO contra as reestruturações das GECEX e CSA

Por Bancários de Blumenau

bancarios bluDirigentes do SEEB Blumenau e Região e empregados da GECEX fizeram manifestação hoje, segunda-feira 10/11, das 11 às 13 horas, em frente ao prédio do BB Centro, na Rua 15 de Novembro, em Blumenau, contra a reestruturação da GECEX-Gerência de Comércio Exterior do Banco do Brasil.

A atitude do Banco do Brasil de extinguir o setor operacional da Gecex Blumenau, envolvendo diretamente 40 empregados, indiretamente 37 do Setor Negocial, e outros 300 empregados da praça, que de alguma maneira serão afetados pelos reflexos desta reestruturação, assim como de extinguir completamente a GECEX de Vitória, Fortaleza e Caxias do Sul, com extinção de setores operacionais nas demais GECEX espalhadas por todo o País, é preocupante, haja vista que a presidenta Dilma Rousseff, quando candidata à reeleição, direcionou carta aos trabalhadores dos bancos públicos federais, reafirmando “o compromisso com o diálogo e com a valorização dos funcionários dos bancos federais”.

O Slogan “bom para todos” fica só na publicidade. Pois há algum tempo o Banco vem reestruturando setores que têm levado a um aumento do resultado e do lucro, exigindo que os funcionários façam mais com menos.

Um exemplo grotesco foi quando o BB criou o sistema de CCV, quase que obrigando as pessoas a migrarem para jornada de 6 horas, com redução de salário, e mesmo assim o Banco não aumentou o número de funcionários para dar conta da demanda, que já era exorbitante. E isso mostra claramente que a gestão do Banco do Brasil está voltada única e exclusivamente para o lucro, sem nenhuma preocupação com as pessoas.

Além disso, a atual direção do Banco está criando um gigantesco passivo trabalhista para a Instituição, com a criação de um novo plano de funções, que não contempla a maioria dos trabalhadores, nivelando os salários por baixo. Nesse ultimo período ocorreram demissões, práticas antissindicais etc..

No caso do fechamento da Gecex não foi diferente. O Banco, de maneira arbitrária, decide fechar os pontos da Gecex e cortar ao meio outras, deixando somente a parte negocial, o que afeta diretamente a vida dos trabalhadores, que são mais de 200 empregados em todo o País, que não sabem o dia de amanhã.   Esses empregados terão que sair dos seus locais de trabalho, e se quiserem manter sua função e sua atuação deverão optar por ir para outras três cidades, seja Curitiba, Belo Horizonte, ou São Paulo, concorrendo com colegas das outras unidade, sem nenhuma garantia.

De  forma vergonhosa, as pessoas foram pegas de surpresa e simplesmente terão que decidir para onde vão sem nenhuma garantia de continuar com o seu salario, de terem algum incentivo de promoção, ou sequer alguma ajuda caso opte por ir para outra cidade. Simplesmente terão que ir disputar com diversos outros colegas do País. Caso contrário ficarão à mercê do Banco.

Além dos prejuízos financeiros, o maior prejuízo é psicológico e moral. Afinal, essa atitude do Banco fará com que as pessoas tenham que mudar totalmente as suas vidas, sendo que algumas, recentemente, vieram de outras agências e agora terão que mudar novamente.

Repudiamos totalmente a postura do BB. Estamos organizando local e nacionalmente uma mobilização para barrar esse processo, assim como estamos tomando as medidas jurídicas necessárias.

Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região e Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina.