MAIS UMA TRAGÉDIA PROVOCADA PELAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

O trabalhador sofreu uma queda do telhado da empresa Perfal, indústria metalúrgica situada na cidade de Indaiatuba/SP.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região assim que soube do acidente foi imediatamente na empresa e acionou os órgãos de fiscalização.

Assim que o Sindicato chegou estavam lá alguns trabalhadores efetivos na empresa e diversos outros que como a vítima nem contratados são e os responsáveis pela empresa fugiram.

Esse é mais um exemplo do que significa a terceirização e a reforma trabalhista: menos e por muitas vezes nenhum direito é mais adoecimento e morte.

Nessa mesma empresa no ano de 2012 um trabalhador morreu esmagado por um equipamento.

Assim que o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) chegou ao local foi impedido de entrar e a polícia que já havia deixado local antes mesmo da vítima ser retirada também não garantiu a entrada do órgão de fiscalização.

Os donos e representantes legais da empresa sumiram de forma covarde, tentando fugir de sua responsabilidade.

Depois de horas do acidente, o patrão que fugiu sequer registrou o Boletim de Ocorrência e serão os companheiros de trabalho que o farão para que o corpo do trabalhador possa ser levado para sua família que mora na cidade de Itapetininga.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região junto com a Intersindical já está encaminhado as devidas denúncias ao Ministério Público do Trabalho e as ações judiciais contra mais esse crime provocado pelas péssimas condições de trabalho.

Na semana do 28 de abril, data que marcamos a luta contra os acidentes, doenças e mortes provocados pelo trabalho é momento importante para fortalecermos a luta contra as ações do Capital que se mantém na exata medida que aumenta o ataque às nossas vidas.