«

»

Imprimir Post

O 9 DE JULHO DA CLASSE OPERÁRIA Enquanto os governos de plantão criam feriados para homenagear a burguesia, nós resgatamos nossa história de luta, memória coletiva que tanto o Capital tenta apagar

No dia 09 de julho aconteceu o ato organizado pelas Centrais Sindicais, Movimentos sociais, institutos de pesquisa dos trabalhadores para marcar o Dia da Luta Operária.

 A data marca o dia em que o sapateiro José Martinez foi assassinado pela repressão do Estado no julho de 191, a ação criminosa não conseguiu conter a luta do movimento que foi capaz de construir uma grande greve geral que parou a cidade de São Paulo.

Os governos capachos do Capital sempre buscam formas de tentar ocultar, apagar a história de luta da classe trabalhadora, exemplo disso é que no estado de São Paulo instituiu-se o feriado no dia 09 de julho para homenagear o que ficou denominado como Movimento Constitucionalista de 1932, que nada mais foi que uma disputa da burguesia entre si no controle de seu Estado.

Resgatar a importância do 9 de julho de 1917 para a classe trabalhadora no Brasil é parte importante do resgate de nossa memória coletiva como classe.

1917 foi o ano em que fomos capazes de construir uma grande geral no país e pelas ruas cantar nosso hino, a Internacional e assim atravessando as fronteiras das nações, como classe fomos capazes na Rússia a partir de intensas greves realizar uma Revolução Socialista.

Por tudo isso o Capital tenta apagar a nossa história, pois sabe o quanto é potente a força da classe trabalhadora quando coloca sua revolta em movimento e da luta imediata pela sobrevivência, o salto de qualidade em sua consciência para luta por uma sociedade sem explorados e exploradores.

Num momento em que no Brasil e no mundo, a burguesia e seus capachos governos se aproveitam da tragédia da pandemia para aprofundar os ataques à classe trabalhadora, resgatar nossa história de luta é fundamental para mostrar que é na construção das grandes e intensas greves gerais que enfrentamos os ataques do Capital e seu Estado.

A Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora fez parte da organização desse importante Ato que além de homenagear companheiros de nossa classe, é uma ação importante de resistência para revelar e difundir ao conjunto dos trabalhadores, nossa memória histórica de luta por uma sociedade sem exploração.

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: https://www.intersindical.org.br/2021/07/09/o-9-de-julho-da-classe-operaria/