AÇÃO FEITA PELO SINDIPA OBRIGA A USIMEC A PARAR COM AS DEMISSÕES

No dia 17 de junho aconteceu audiência na Justiça do Trabalho de Coronel Fabriciano para discutir a ação judicial encaminhada pelo SINDIPA em que denunciávamos as demissões feitas pela USIMEC.

Na audiência, os representantes da Usimec novamente mostraram que a intenção da direção da empresa é passar por cima dos empregos, demitindo mais de 700 trabalhadores, o que significa mais de 90% do efetivo que está na planta de Ipatinga.

O SINDIPA mostrou ao juiz os dados que são públicos sobre os resultados do grupo Usiminas, do qual a USIMEC faz parte onde está escancarado os lucros da empresa  e que seu objetivo com as demissões é se aproveitar desse grave momento de pandemia para reorganizar seus negócios. O Sindicato defendeu a reintegração imediata de todos os trabalhadores demitidos nos dias 16 e 17 de junho e propostas que protejam os salários e garanta estabilidade ao conjunto dos metalúrgicos.

Nessa audiência, a determinação do juiz foi que a Usimec apresente documentos que mostrem sua situação financeira até o dia 30 de junho e o prazo para o Sindicato se manifestar novamente no processo vai até o dia 14 de julho, durante esse prazo a direção da empresa não pode fazer nenhuma demissão.

O juiz não determinou a reintegração dos mais de 100 demitidos nessa semana, mas nossa luta segue em defesa do conjunto dos trabalhadores, dos que foram demitidos e para impedir que a USIMEC volte a demitir.

A suspensão das demissões que foi garantida a partir da ação judicial encaminhada pelo Sindicato é um passo importante no enfrentamento contra o ataque da USIMEC aos empregos, mas o mais importante é fortalecermos a nossa luta dentro e fora da fábrica.

Então vamos juntos e firmes com o SINDIPA na luta em defesa dos direitos, salários e emprego.