VITÓRIA DOS TRABALHADORES: AMIANTO VAI SER BANIDO DO BRASIL

Ontem (28/11) o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o artigo 2º da lei 9.055/90, que permitia a produção, comercialização e utilização do amianto no Brasil, fibra cancerígena que já matou milhares de trabalhadores pelo mundo afora.

A indústria do amianto se utilizou de vários instrumentos para derrubar as leis estaduais que já proibiram a utilização da fibra assassina, com um falso discurso de geração de empregos, quando na realidade o que geraram foi o adoecimento e a morte de trabalhadores que foram expostos direta e indiretamente ao amianto. Finalmente os defensores da fibra cancerígena foram derrotados, pois a realidade provou que não existe possibilidade de uso controlado do amianto que não agrida a saúde e atente contra a vida.

O amianto já foi banido em mais de 60 países e seguia sendo amplamente utilizado pelas indústrias no Brasil, principalmente na construção civil, na fabricação de caixa d’água e telhas, por exemplo.

A decisão de ontem é fruto da ação dos trabalhadores que, ao seu lado, contaram com o apoio de sindicatos, movimentos e profissionais na área de saúde e segurança do trabalho que não sucumbiram aos interesses patronais e durante as últimas 3 décadas lutaram incansavelmente pelo banimento do amianto também no Brasil.

E a luta continua: exigir o cumprimento da decisão do Judiciário para que de fato seja banida a fibra da morte se fará com a mobilização direta da classe trabalhadora, como também segue a luta em defesa das vítimas do adoecimento provocado pelo amianto.

FIRMES NA LUTA EM DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA DA CLASSE TRABALHADORA!