A LUTA DA CLASSE TRABALHADORA NÃO TEM FRONTEIRAS SOLIDARIEDADE ATIVA AOS TRABALHADORES NO MÉXICO

O estado de Oaxaca no México está sitiado pelo braço armado do Estado, já são centenas de feridos e dez professores foram assassinados nos confrontos provocados a mando do governo que tenta impor uma reforma educacional que tem por objetivo arrochar mais os salários, piorar as condições de trabalho e entregar para as empresas privadas o sistema educacional.

Contra esse ataque do governo, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Educação – o maior da América Latina, junto à outras Organizações dos Trabalhadores organizam a greve que já dura meses e conta com apoio ativo das comunidades locais, que bloqueiam as estradas de várias cidades do México.

Quando não há capitulação ao Capital, o Estado se impõe com a repressão

No dia 19 de junho, o Estado apontou suas armas aos trabalhadores que se mantinham acampados, bloqueando estradas numa cidade ao sul de Oaxaca. A Policia Federal abriu fogo contra os trabalhadores, matou 10 professores, feriu outras centenas e impediu que médicos garantissem assistência aos feridos e são muitos os desaparecidos nessa carnificina patrocinada pelo governo de Enrique Penã Nieto.

As manifestações se espalharam pelo país, mais de 40 mil pessoas marcharam em Oaxaca contra a violência do Estado. Os bloqueios de estradas se espalham pelo país numa luta contra os ataques do governo que são os mesmos que vivemos aqui: mais arrocho, sucateamento dos serviços públicos, tudo para atender os interesses do Capital.

Não esquecemos e não perdoamos

Já se passaram dois anos do desaparecimento dos 43 estudantes que sumiram no dia 25 de setembro de 2014 na cidade de Guerrero. A conclusão do governo foi simplesmente responsabilizar o narcotráfico, para tentar esconder a repressão oficial do Estado que chega as últimas consequências para tentar calar voz dos que lutam.

Mais do que solidariedade é nossa tarefa mostrar ao conjunto dos trabalhadores no Brasil a luta de nossos irmãos de classe no México, luta essa que os meios de comunicação do Capital tentam ocultar para ajudar os patrões e os governos a frear os passos da necessária greve geral contra as medidas dos Estados nacionais contra os direitos dos trabalhadores.

1DC679B843229AF7D294A6E69C601D10A3C7AC7FF4227C41206C93CD1CD5D9F8.png

ClbejK-WkAIAweJ.jpg