[Trabalhadores no Estado – MT] Manifestação contra a PEC 241!

ato mt pec241 2016 01

Todos os direitos dos servidores públicos estão ameaçados por ações do Estado, em todas as esferas, visando desmantelar os direitos sociais e trabalhistas conquistados pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Uma dessas medidas é a PEC 241/16 que foi votada e aprovada em 1º e 2º turno na Câmara Federal, visando estabelecer teto aos investimentos públicos. Tal medida atingirá o conjunto da população nas áreas de saúde, educação, segurança e no conjunto das políticas públicas e sociais, afetando condições de trabalho e acesso aos serviços públicos, planos de carreiras, concursos e nomeações p­or um período de 20 anos.

Além do congelamento dos investimentos e do desmantelamento dos serviços, o Governo Federal pretende realizar uma reforma na previdência para aumentar o tempo de contribuição de todos os trabalhadores. Vale ressaltar que, ainda que a PEC 241 e demais projetos que atacam o serviço público ainda não tenham sido aprovados em todas as instâncias, já vivenciamos em Mato Grosso a política do arrocho, sendo que nossa RGA (Revisão Geral Anual) de 2016 não foi paga de maneira integral e o Governo do Estado já articula um novo calote para o próximo ano, visto que enviou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 sem previsão da RGA.

Frente a tantos ataques à classe trabalhadora foi organizado um ato pelos trabalhadores no Estado, para contribuir na construção da greve geral do funcionalismo do Estado contra o calote na RGA. No dia 25 de outubro houve manifestação em conjunto com outras categorias, sindicatos e movimentos em ações concretas contra os ataques à classe trabalhadora. 

Seguimos firmes por nenhum direito a menos!