Médicos de Cuiabá suspendem greve, mas seguem em luta por melhores condições de trabalho e atendimento ao conjunto dos trabalhadores

Com Informações do SINDIMED/MT

Foto de Sindicato dos Médicos de Mato Grosso.

Em assembleia geral da categoria realizada na noite desta terça-feira (26), os médicos de Cuiabá decidiram suspender a greve por tempo indeterminado. O motivo do recuo é a promessa feita pelo prefeito da Capital, Mauro Mendes (PSB), de que se reuniria imediatamente com os profissionais para negociar um acordo com o fim da paralisação.

Aos 51 dias de greve, o movimento decidiu ceder diante da irredutibilidade do chefe do Executivo, que respaldado por uma decisão precária da Justiça se negou, em todo momento, dialogar com a categoria. Além disso, os profissionais vêm sofrendo retaliação por parte da Prefeitura, que decidiu cortar o ponto dos médicos grevistas.

A principal reivindicação que resultou na deflagração da greve, no dia 7 de março, pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), é a melhoria das condições de trabalho. “Faltam agulhas, seringas, mascaras, luvas, equipamentos para realização de exames, além de profissionais nas unidades. Para se ter uma ideia, a defasagem de médicos nas policlínicas e na UPA Morada do Ouro chega a 40%”, destacou a presidente da entidade, Eliana Siqueira.

Entre as pautas de reivindicação estão o reajuste salarial anual, o aumento do piso da categoria de R$ 3,8 mil para R$ 12,9 mil (Piso Nacional), além da volta do pagamento dos 14% referentes ao Prêmio Saúde, que foram cortados no início deste ano.