No último dia da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), além da primeira edição do jornal Diário de Classe de 2016, a direção do SISMMAC (Trabalhadores da educação Municipal de Curitiba) também panfletou um texto que conta a situação que os trabalhadores na Mabe do Brasil Eletrodomésticos estão sofrendo com o atraso nos pagamentos de seus direitos e com o pedido de falência da empresa.
Uma faixa foi estendida no palco do Centro de Convenções de Curitiba em solidariedade aos trabalhadores que ocupam duas plantas da fábrica, em Campinas e em Hortolândia, e reivindicam o pagamento dos salários atrasados e a garantia dos direitos trabalhistas.
Por todo o país, outros sindicatos e categoriais também já manifestaram apoio aos trabalhadores da Mabe. Inclusive, as educadoras e atendentes de São José dos Pinhais, que estão em luta no município vizinho e enfrentam o quarto dia de greve, por melhores condições de trabalho e valorização profissional.
A direção do Sifar, que representa os trabalhadores do município de Araucária, também demonstrou solidariedade ativa às educadoras de São José dos Pinhais e aos trabalhadores da Mabe.
Coletivos, entidades e pessoas têm manifestado apoio aos trabalhadores da Mabe e se indignam contra as condições impostas pelo capital aos trabalhadores. Lutando lado a lado, somos todos classe trabalhadora e nos colocamos em movimento para que um dia consigamos dar fim à exploração.
Os trabalhadores não vão pagar pelas crises do capital!