Educadoras de São José dos Pinhais/PR seguem em greve

Educadoras de São José dos Pinhais iniciam greve

As educadoras de São José dos Pinhais amanheceram em greve nesta segunda-feira (15). A paralisação é motivada pelo processo de desvalorização da categoria e sucateamento dos CMEIs (centros municipais de educação infantil), com a retirada de professoras das unidades e sobrecarga das educadoras.

A dita “reorganização” da Prefeitura de São José dos Pinhais reduziu pela metade o tempo de atendimento diário das crianças e fez com que as educadoras e atendentes sofressem com a piora das condições de trabalho, isso porque agora uma única profissional fica responsável por até 20 alunos por turma.

A categoria reivindica o cumprimento da resolução do Conselho Municipal de Educação que regulamenta o número de crianças por turma e, além disso, exige a separação do cargo de educador entre educação e assistência social, hora-atividade para educadoras e atendentes de creche.

No primeiro dia de paralisação, 80% dos CMEIS participaram do movimento. Por unanimidade os trabalhadores presentes na assembléia decidiram manter a greve porque a Prefeitura não apresentou nenhuma proposta para encaminhar a pauta das grevistas.

Com informações do SISMMAC e SINSEP