GOVERNO SUBMETE-SE NOVAMENTE AOS INTERESSES DA INDÚSTRIA DA FIBRA DA MORTE COM A EDIÇAO DA PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO SOBRE O AMIANTO

amianto IpatingaNo dia 30 de setembro, o Ministério do Trabalho publicou a Portaria n°1.287 que cria a Comissão Especial para Debater o Uso do Amianto (CEDUA), a comissão que pela proposta do governo será composta por vários Ministérios, pela maior parte das centrais sindicais e pela representação patronal tem por único objetivo legitimar os interesses da indústria que lucra espalhando a morte através da contaminação provocada pelo amianto.

Enquanto no mundo inteiro a luta pelo banimento do amianto segue, e em vários países já é proibido tanto a produção como a comercialização dessa fibra cancerígena, no Brasil, o governo novamente cede aos interesses da indústria do amianto.

Além de centenas de estudos e pesquisas comprovarem que não há possibilidade de uso seguro do amianto, a dura realidade já deu conta de provar que o amianto mata. A doença que por diversas vezes demora anos para se manifestar, já levou centenas de trabalhadores à morte, tanto aqueles que trabalhavam diretamente nas fábricas que se utilizavam da fibra, mas também chegou à casa dos trabalhadores e a comunidade.

Essa Portaria travestida de buscar níveis seguros de exposição ao amianto, nível esse que não existe, tem por objetivo legitimar as demandas das indústrias que querem continuar a produção e comercialização do amianto.

E contra mais esse ataque à saúde e à vida dos trabalhadores é preciso fortalecer em nossas mobilizações também a luta pelo BANIMENTO DO AMIANTO.

A Intersindical- Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora segue junto com as Organizações em luta pelo banimento do amianto, como a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), pois a luta também é em defesa da saúde e da vida do conjunto da classe trabalhadora.

CONTRA A PORTARIA 1.287/2015

EM LUTA NA DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA DOS TRABALHADORES