Trabalhadores municipais de SJP suspendem GREVE

Foram quatro dias de paralisação dos servidores públicos de São José dos Pinhais. Desde a terça-feira (12), milhares de grevistas garantiram a força da luta. No primeiro dia, o prefeito Setim negou todos os pontos de pauta da categoria. No segundo, a greve cresceu e o sindicato (SINSEP) organizou grupos para os trabalhadores elaborarem uma contraproposta para a mesa de negociação. No terceiro dia, o prefeito quis adiar a negociação, mas os grevistas ocuparam o pátio da Prefeitura, forçando a reunião. Na assembleia desta sexta-feira (15), os trabalhadores decidiram pela suspensão da greve a partir da meia noite do sábado.

A categoria avaliou na assembleia que a proposta da Prefeitura é inferior à pauta da greve. Ainda assim, consideraram que alguns avanços alcançados são históricos e precisam ser garantidos agora. É o caso da Licença Prêmio que, depois de 2 anos de promessa, o prefeito finalmente enviou à Câmara de Vereadores. Da mesma forma, foi encaminhado ao legislativo o projeto dos 33% da hora atividade para o magistério. Estes dois projetos estão sendo estudados pelo SINSEP, que vai propor as emendas necessárias.

Também ficou acertado na negociação o desmembramento da função de educador social, para que seja implementada a hora atividade das educadoras infantis. A regulamentação do regime de escalas foi outra conquista da GREVE. No caso do aumento salarial, a proposta inicial da Prefeitura era de 4,17% em junho e 4,17% em novembro. Na primeira negociação, o prefeito propôs em vez de parcelar, pagar 8,34% em junho. Na mesa de ontem (14), a proposta de índice se manteve, mas retroativo ao mês de maio.

A decisão de se manter em estado de greve é para garantir que a Prefeitura cumpra os pontos do acordo. O SINSEP organizou uma comissão de trabalhadores para acompanhar o andamento do acerto. Quando os vereadores forem votar o projeto da Licença Prêmio, vai haver uma paralisação municipal. Neste dia, todos os servidores públicos vão para a Câmara, garantir que a Lei saia com as emendas construídas pelo SINSEP junto com a categoria.