[Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista] Vamos à luta recuperar as perdas e exigir aumento salarial

 Por Sindicato dos Siderúrgicos Metalúrgicos da Baixada Santista

No dia 07/02, nos reunimos para discutir nossa Campanha Salarial. Nossa luta, além de exigir aumento salarial, direitos e melhores condições de trabalho, também se soma à luta do conjunto da classe trabalhadora contra os ataques aos nossos direitos, como o seguro desemprego, o auxílio-doença que estão sendo atacados dentro do pacote do governo Dilma que, para atender os interesses dos patrões, tenta eliminar direitos.

O ano começou com aumento nas contas que temos à pagar
Aumento de energia, luz, moradia, tudo teve aumento. Enquanto isso, aqui na usina amargamos o arrocho nos salários, pois desde 2012 a Usiminas só tem reposto as perdas medidas pelo INPC e pagado uma merreca de abono, que entra e já sai da conta e como todos sabem não é incorporado aos salários.

Enquanto o salário é cada vez mais arrochado, os acionistas da Usiminas brigam pelos lucros produzidos pelos trabalhadores
Mas, enquanto o salário cada vez mais cobre menos o que temos de contas a pagar, os lucros da Usiminas só crescem, as ações da usina de dezembro pra cá subiram 123%, fruto do trabalho dos metalúrgicos a Usiminas aumenta sua riqueza, explorando cada vez mais os trabalhadores, com jornadas intensas e extensas, péssimas condições de trabalho, calote nos adicionais e achatando ainda mais os nossos salários.

Só constatar e reclamar não basta. É preciso se unir e ir à luta

Foi com muita luta que em 2009 recuperamos o retorno de férias, foi com mobilização que garantimos reajuste salarial superior as perdas medidas pelo INPC e é essa luta que temos que ampliar, para recuperar as perdas que aumentaram desde 2012 e garantir aumento salarial.

Nós próximos dias tem reuniões e assembleias

Nos próximos dias teremos reuniões com os trabalhadores na Usiminas, Usimec, empreiteiras para discutir os pontos da pauta de reivindicação e os problemas que enfrentamos na área e sua presença é muito importante. As assembleias para aprovação da pauta têm início no dia 03/03, às 18h para os trabalhadores na Usiminas e será realizada na sub-sede do Sindicato, em Santos (Av. Ana Costa, 55). No dia 04, às 18h, na sede de Cubatão (R. Cidade de Pinhal, 91), acontece assembleia para aprovação da pauta para os trabalhadores da Usiminas Mecânica. Também no dia 04, às 18h30, será realizada na subsede de Santos, a assembleia das metalúrgicas, cujas negociações são feitas através do Sindicato patronal (Simees).

Ampliar a luta contra o calote das Usiminas no pagamento dos adicionais, participe das reuniões que acontecem ainda esse mês

No dia 20/02, às 18h, a reunião é com os trabalhadores do recozimento e GEU. Além da Campanha Salarial, vamos discutir o calote no pagamento dos adicionais, a terceirização e aposentadoria especial. No dia 27/02, às 18h, a reunião é com os trabalhadores na Aciaria e Redução.

Todas as reuniões vão acontecer na sub-sede do Sindicato, Avenida Ana Costa, 55, em Santos. Em ambas as reuniões discutiremos também as ações judiciais sobre o pagamento dos adicionais, a aposentadoria especial e principalmente além das ações judiciais, vamos discutir as ações de mobilização para garantir o respeito aos nossos direitos.