Trabalhadores nos Correios do Paraná rejeitam acordo trianual da PLR em assembleias

Por SINTCOM/PR

Nas assembleias realizadas nos dias 1 e 2 de dezembro, a ampla maioria dos trabalhadores e trabalhadoras nos Correios do Paraná rejeitou a assinatura do acordo trianual da PLR. No dia 1 (segunda-feira), foram realizadas assembleias em Pato Branco, Francisco Beltrão e Mandaguaçu e no dia 2 (terça-feira), em Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa.

Ao todo, 321 ecetistas participaram das assembleias em todo o estado. A maioria, 271 trabalhadores, rejeitou o golpe do acordo trianual. Foram 36 votos favoráveis à assinatura do acordo e 14 abstenções. A escolha pela assinatura do acordo só venceu em uma assembleia e por uma diferença de apenas um voto. Porém, a soma final dos votos de todo o Paraná representam a decisão final do estado.

Assinatura do acordo trianual pode zerar PLR de 2014 e 2015, além de impor definitivamente o Postal Saúde

Os trabalhadores paranaenses entenderam o golpe que a ECT pretende dar e disseram NÃO à assinatura do acordo trianual! No Primeira Hora do dia 25 de novembro, a ECT fez uma nova chantagem para pressionar os trabalhadores a aceitarem assinar o acordo. Lançou dois contracheques – um com o valor completo da PLR 2013 e outro com o valor parcial, com cerca de um terço do pagamento. A empresa disse que só pagará o valor completo para as bases sindicais que assinarem o acordo.

A PLR 2013 é um DIREITO e já devia estar em nossos bolsos há seis meses. Porém, a empresa está se utilizando dela para manipular a categoria: só aceita pagar a PLR 2013 se assinarmos o acordo para 2014 e 2015 também. O problema é que os critérios de pagamento para os próximos dois anos podem ZERAR as próximas PLR’s.

Além disso, teremos que arcar com a imposição definitiva do Postal Saúde. Seria como dar um cheque em branco para a empresa definir nossa PLR nos próximos dois anos e aceitar a precarização completa do nosso plano de saúde, que já está caindo aos pedaços – e pode ficar ainda pior.

A assinatura ou não do acordo da PLR será nacional

Em breve, a Fentect irá divulgar o quadro final das assembleias pelo Brasil. Todos os sindicatos filiados à Fentect foram convocados a realizar Assembleias Gerais com a base até o dia 5 de dezembro (sexta-feira). Se dois terços (2/3) ou mais bases sindicais votarem pela assinatura do acordo trianual, a Fentect deverá assinar o acordo. Em caso de rejeição, não assina. A decisão dos trabalhadores nas assembleias é soberana!

correio-pr