Com informações do Sintcom/PR e Sintect/cas
No dia 2 de setembro (terça feira) em Campinas e no dia 4 de setembro (quinta-feira)em Curitiba, o SINTECT-CAS e o Sintcom-PR, respectivamente, realizaram Seminários sobre Privatização nos Correios.
A atividade em Curitiba/PR acontece na sede do Sintcom-PR (Rua Engenheiro Rebouças, 1595), a partir das 19 horas.
Participe e venha entender o que está em jogo com a criação da CorreiosPAR e com a Lei 12.490, que permitiu que a ECT crie empresas privadas ou adquirira participação acionária em sociedades empresariais já estabelecidas.
O seminário contará com a presença do ecetista português José Arsenio, secretário geral do sindicato que representa os trabalhadores dos Correios de Portugal. Com a palestra “Privatização do Correios de Portugal e o futuro dos Correios no Brasil”, ele falará sobre a luta dos ecetistas portugueses contra a entrega do CTT à iniciativa privada e sobre as semelhanças entre a privatização lusitana e brasileira. Em Portugal, primeiro ocorreu o processo de liberalização postal com a criação de empresas que compunham o Grupo Correios – como ocorre agora no Brasil com a CorreiosPAR – para depois o Correios ser entregue a iniciativa privada através de leilão em 2013.
O diretor da Fentect, Rogério Ubine, também participará do seminário com a palestra “Redução de direitos e privatização dos Correios no Brasil: Postalis, Postal Saúde e CorreiosPAR”.
Venha entender os ataques que a direção da ECT vem impondo aos trabalhadores e à sociedade brasileira nos últimos anos. É através do estudo e debate sobre o que já ocorreu em outros lugares do mundo que do que vamos nos organizar para dizer basta às terceirizações nos Correios! Quem sabe mais, luta melhor!
Debate sobre a privatização também em Londrina
Em Londrina, o seminário sobre privatização nos Correios – CorreiosPAR e Postal Saúde será realizado no dia 6 de setembro (sábado), às 9h, na subsede (Av. Paraná, 102. sala 7)
Luta contra a privatização dos Correios é nacional
As atividades realizadas em Curitiba, Campinas e em Londrina fazem parte do calendário nacional de luta, aprovado no Conrep, contra a privatização e pela revogação da lei 12.490. Além do debate nos estados, foi realizado no dia 30 de agosto, um seminário nacional contra a privatização, em Brasília.