SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL AOS TRABALHADORES METALÚRGICOS URUGUAIOS

Desde o dia 02 de abril trabalhadores metalúrgicos uruguaios da fábrica CINTER S.A (de propriedade da Arcellor Mittal, transnacional de capital brasileiro) ocupam a planta em luta contra os ataques da empresa. Os patrões pretendem terceirizar 35% do pessoal, arrancando ainda mais os direitos e precarizando as condições de trabalho no interior da fábrica.
A investida da Arcelor Mittal é a tentativa de abrir caminho para o programa apresentado pela organização patronal no ano passado, que reivindica descaradamente a retirada de direitos, a redução de salários e o aumento da produtividade com muita intensificação, estendo assim esse duro golpe ao conjunto da classe trabalhadora.
Ao completar uma semana de intensa luta, a a associação patronal metalúrgica uruguaia(câmara) rompeu no dia de ontem (09/04) todas as negociações que havia iniciado com o Comitê de Base Fumaya e o Sindicato metalúrgico, a União Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos e Ramas Afins (UNTMRA), enquanto siga a ocupação, medida que vem acompanhada com o corte de ponto dos trabalhadores.
Esse conjunto de medidas repressivas e anti-sindicais por parte da Arcelor, que é a empresa que mais registra casos de perseguição sindical nos locais de trabalho, não tem intimidado o conjunto dos metalúrgicos, que por sua vez seguem firmes em seu propósito de barrar de vez a terceirização e toda medida que vise retirar seus direitos e achatar seu salários.
No momento a luta conta com ampla solidariedade dos setores classistas e combativos do movimento sindical e popular uruguaio e pode desembocar em uma grande luta coordenada do movimento sindical contra a terceirização, a começar pela generalização do conflito em todo ramo metalúrgico. A nossa luta e nossa classe não reconhece fronteiras. A luta dos metalúrgicos uruguaios também é a nossa luta.

A INTERSINDICAL está junto aos trabalhalhadores metalúrgicos uruguais com ações de solidariedade ativa, principalmente no ramo metalurgico.

Por nenhum direito a menos e rumo a novas conquistas!