[Metalúrgicos de Campinas] Filoauto: greve contra demissões em massa

Por: Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região – Janeiro/14

Trabalhadores aprovam greve contra as demissões Trabalhadores aprovam greve contra as demissões Arquivo

O grupo Filoauto, que reúne quatro autopeças, suspendeu 75% de sua produção e demitiu mais de 500 dos 750 trabalhadores, durante o feriado de final de ano. O Sindicato foi comunicado oficialmente pela empresa sobre as demissões somente no dia 6/1, data do retorno dos trabalhadores que estavam em férias coletivas, e marcou uma reunião com a Filoauto.

Os trabalhadores demitidos trabalhavam na Filoauto, Roseben e Ferramentaria America, em Indaiatuba, e da Protec, de Elias Fausto, que pertence a outra base de representação sindical. Os cerca de 200 trabalhadores, que foram mantidos nas plantas de Indaiatuba, estavam em greve desde o dia 6/1, em protesto contra a decisão da empresa.

No dia 14 de janeiro foi realizada uma audiência de conciliação, em Campinas, que terminou sem acordo. O Sindicato entrou com pedido de dissídio coletivo contra as demissões.

No dia 22, foi realizada mais uma audiência, desta vez com a presença da GM, que foi intimada pelo juiz. O Sindicato entende que a GM também está incluída neste processo, já que 90% da produção nestas empresas eram para sua planta em São José e, isto significa que é mais um processo de terceirização!