[INTERSINDICAL Ecetista] Plenária Nacional aprova calendário de lutas contra o golpe do Postal Saúde

Por SINTCOM – Dez/13

Plenária Nacional aprova calendário de lutas contra o golpe do Postal Saúde

A resposta ao golpe do Postal Saúde, que a Empresa vem tentando implementar através da Mesa Nacional de Negociação Permanente, é a nossa união e mobilização nacionais! Essa foi a posição reafirmada pelos trabalhadores na 36° Plenária Nacional da Fentect, realizada na última quinta-feira (12).

A Plenária Nacional, que reuniu delegados eleitos em assembleias de base, aprovou o repúdio dos trabalhadores à forma como a ECT tem usado a chamada Mesa Nacional de Negociação Permanente, que foi estabelecida de forma ilegal, sem sequer convocar a Fentect. Criada com a desculpa de que serviria para debater diversos temas de interesse dos trabalhadores, essa Mesa está sendo usada com o objetivo de tirar o poder de decisão dos trabalhadores sobre o seu destino dentro dos Correios, criando um espaço de negociação onde a Empresa tenta comprar sindicalistas pelegos a fim de legalizar o golpe do Postal Saúde.

Com o adiamento da audiência do Postal Saúde, que foi transferida do dia 18 de dezembro para o dia 31 de janeiro, a 36° Plenária Nacional decidiu indicar que a greve nacional da categoria também seja adiada para o dia 30 de janeiro. Para preparar a ânimo da categoria até lá, foi aprovada a formação de um Comando Nacional de Mobilização e a realização de atividades de convencimento nas bases e de assembleias locais durante todo o mês de janeiro.

Também foi aprovado um calendário nacional de mobilização para unificar a categoria na luta contra o Postal Saúde e contra o calote no pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de 1995.

Confira o calendário de lutas aprovado na Plenária:
17 a 18 de dezembro – Assembleias nos estados para explanação das discussões realizadas na 36ª Plenária Nacional; aprovação do Calendário de Mobilizações; e eleição/indicação de 1 membro de cada base sindical para o comando nacional de mobilização;

•  23 de dezembro a 6 de janeiro – Agitação/panfletagens nas bases;

• 7 a 10 de janeiro – Assembleias nas bases sindicais para eleger delegados e observadores à 37ª Plenária Nacional da FENTECT;

• 17 de janeiro – Ato Nacional em Brasília;

17 a 19 de janeiro – 37ª Plenária Nacional da FENTECT;

• 20 a 24 de janeiro – Assembleias e/ou Plenárias estaduais;

• 24 a 26 de janeiro – Atos/Panfletagens nas “comemorações” do Dia do Carteiro;

• 29 de janeiro – Assembleia de Greve;

• 30 de janeiro – Greve Nacional;

• 31 de janeiro  – Nova data para a audiência do Postal Saúde.