+ Educação e – Copa. A ocupação do SECOPA e a Luta dos Trabalhadores da educação do MT

Por Oposição Autonomia e Luta (oposição da direção do SINTEP). Outubro/2013

secopa1A contragosto da direção govenista do SINTEP MT (CUT), trabalhadores em greve da educação do Estado de Mato Grosso ocuparam a Arena Pantanal (estádio que esta sendo construído em Cuiabá para a Copa do Mundo) e a SECOPA (Secretaria Extraordinária da Copa)

No caso da Arena pantanal, os educadores, ligados ao Coletivo Autonomia e Luta (coletivo de oposição à atual direção do SINTEP) junto com outras categorias, como estudantes, trabalhadores dos correios e da saúde, ocuparam o espaço das obras do Estádio durante a visita da COL (Comitê Organizador Local da copa do mundo) composto pelos ex jogadores, Ronaldo e Bebeto, do ministro do esporte Aldo Rabelo e do secretário geral da FIFA Jéromê Walcke.

O protesto ganhou mídia internacional e pautou a luta dos educares e educadoras de MT para o mundo todo. Com tamanha visibilidade e aprovação da categoria, a direção do sindicato, que foi contrária a participação do ato, teve, depois da repercussão positiva, de parabenizar o ato.

Na ocupação da SECOPA, conseguimos aprovar em Assembléia geral da categoria a ocupação e paralisação das atividades da Secretaria por um dia.

A proposta elencada pelos educadores do Autonomia e Luta – AL foi rejeitada pela direção do sindicato, mas aprovada pela categoria, que votou massivamente na proposta de ocupação.

Como já prevíamos, a direção do sindicato não moveu uma palha para mobilizar a base dos educadores para o ato, por isso, os educadores do AL mobilizaram os demais trabalhadores da categoria e apoiadores.

A contra gosto, a direção do sindicato teve de comparecer ao ato, mas com pouco ânimo de tocar o processo, tanto que poucos minutos antes de começar o ato, utilizaram desculpas esfarrapadas para justificar um possível “aborto” do ato.

Vendo a má vontade da direção do SINTEP de tocar o ato, os educadores ligados ao Autonomia e Luta junto com a categoria tomaram frente do ato e ocuparam a SECOPA, seguidos da direção do Sindicato que foi a reboque.

Essa tem sido a constante da direção do sindicato na condução do movimento grevista em MT, tentam fazer os conchaves nos gabinetes, mas a base esta organizada, atenta e não esta deixando que a categoria seja levada pela burocracia sindical.