[Metalúrgicos Limeira/Intersindical] CAMPANHA SALARIAL 2013: Luta dos metalúrgicos garante conquistas

DO SITE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE LIMEITA E REGIÃO – out/2013

Com muita luta, os metalúrgicos tiveram conquistas nesta Campanha Salarial!

No calor das manifestações que aconteceram por todo o país no meio do ano, a nossa categoria deu início a Campanha Salarial 2013. No mesmo ritmo das demonstrações de descontentamento com a atual situação da educação, saúde e transporte no país, os metalúrgicos também se mobilizaram na luta por melhores salários.

Nestes quase três meses foram diversas assembleias, atrasos de jornada e negociações resistentes com os sindicatos patronais. Hoje, chegamos ao fim da Campanha Salarial com vitória e conquistas!

As assembleias que deram a martelada final e aprovaram as propostas dos reajustes salariais deste ano aconteceram na primeira semana de outubro na Brascabos (dia 03), Whirlpool (dia 04) e na sede do Sindicato (dia 06) com a presença de metalúrgicos de todos os grupos da categoria. Fora as duas empresas citadas, o reajuste foi de 8% para todos os metalúrgicos, sendo 1,82% de aumento real.

Comunicado de GREVE!

A chapa já estava quente, quando os metalúrgicos decidiram, nas últimas semanas da Campanha Salarial, aprovar um comunicado de greve. O compromisso de parar as máquinas foi o suficiente para pressionar os patrões, que com alta produtividade, ficaram com medo da força da companheirada em atrasar a produção.

Os patrões entenderam o recado e ofereceram propostas melhores de reajuste salarial. A partir daí, os grupos começaram a discutir as propostas em assembleia até a aprovação no dia 06 de outubro.

Whirlpool e Brascabos: luta garante reajuste maior

A luta e resistência dos mais de sete mil trabalhadores da Brascabos e Whirlpool trouxe conquistas ainda maiores. A Brascabos conquistou 9% e a Whirlpool 9,5% de reajuste salarial. Após a aprovação do reajuste na Whirlpool, o Sindicato protocolou um documento com dois itens: pela mudança no comportamento de chefia e lideranças e por um Plano de Cargos e Salários.

Vale lembrar que os trabalhadores desta empresa estão mobilizados e que rejeitaram a proposta de 8,5% por unanimidade. Parabéns aos companheir@s!

Metalúrgicos da região têm maior aumento real do país

Esse é o maior aumento real da categoria no país este ano (1,82%). Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a média de aumento real dos metalúrgicos do país no 1º semestre foi de 1,26%.

Com a inflação maior que em 2012, a luta também foi maior. Como já sabemos, todos os anos os patrões insistem em querer oferecer apenas a reposição da inflação e para a conquista do aumento real foi preciso muita disposição da companheirada nesta luta.

É importante lembrar que o reajuste também se estende para o pagamento das férias, 13º salário, hora-extra, adicional noturno e FGTS.

+ No grupo 10 os patrões ainda resistem nas negociações.

Parabéns a todos os metalúrgicos pela luta e resistência nesta Campanha Salarial!

REAJUSTES APROVADOS ATÉ AGORA:

GRUPO 2 = 8% (INPC 6,07% + Aumento Real 1,82%)

(Barana, CAF, Hanna, Chinelatto, Furlan, Newmaq, Stanley, Weiler, Zaccaria, Newton, Waig, entre outras)

R$ 1.073,09 (até 50 trab.)

R$ 1.134,91 (de 51 a 500 trab.)

R$ 1.252,71 (acima de 500 trab.)

Teto: R$ 6.341,54,

Acima: R$ 507,32 fixos

GRUPO 3 = 8% (INPC 6,07% + Aumento Real 1,82%)

(D.A.S., GF, Invicta, Mastra, Rodabras, TRW, DNP, Faurecia, Mahle, Maxion (Fumagalli), Rodaza, Stampline, entre outras.)

R$ 1.162,00 (até 100 trab.)

R$ 1.534,00 (acima de 100 trab.)

Teto: R$ 7.414,00,

Acima: R$ 593,00 fixos

GRUPO 8 = 8% (INPC 6,07% + Aumento Real 1,82%)

(Perlima, Termodinâmica, Tubaço, Hencklein, Peccinin, Tubopartes, Muller, Usineses, RDR, Brascabos, CCS, Facchini, Coperfil, Licav, Meta Steel, entre outras.)

R$ 1.067,26 (até 50 trab.)

R$ 1.143,07 (de 51 a 500 trab.)

R$ 1.260,88 (acima de 500 trab.)

Teto: R$ 6.356,88, Acima: R$ 508,55 fixos

FUNDIÇÃO = 8% (INPC 6,07% + Aumento Real 1,82%)

(Milani, Fundimazza, Metal Chama, Roque, DM, Fagip, Delta, MTRE, Gametal, Aludan, D-Tec, entre outras)

R$ 1.148,32 (até 350 trab.)

R$ 1.366,44 (acima de 350 trab.)

ESTAMPARIA = 8% (INPC 6,07% + Aumento Real 1,82%)

(Caehej, Limer-Stamp, Limer-Stamp, Pro-Limp, Rossi, Kingler, Pro-Metal, entre outra)

R$ 1.062,32 (até 50 trab.)

R$ 1.140,95 (de 51 a 500 trab.)

R$ 1.258,54 (acima de 500 trab.)

Teto: R$ 6.345,11, Acima: R$ 507,61 fixos

WHIRLPOOL = 9,5% (INPC = 6,07% + aumento real 3,23%)

Reajustes:Salários até R$ 2.200,00

– Salários de R$ 2.201,00 até R$ 4.000,00= 9%