[Curitiba] Venha pra rua no dia 21 de setembro lutar pela qualidade da educação de Curitiba

Por SISMMAC – 16/09/2013

As professoras e professores municipais convidam toda a população trabalhadora de Curitiba a se unir ao magistério na manifestação por mais investimentos para a educação pública, que acontece no dia 21 de setembro.

O ato começa às 9h, na Praça Rui Barbosa, com confecção de materiais e atividades recreativas para as crianças. Às 10h, os professores, pais e crianças presentes na manifestação seguem em caminhada até a Prefeitura.

O prefeito Gustavo Fruet se elegeu com a promessa de que atenderia a reivindicação histórica dos professores e investiria 30% do orçamento de Curitiba para a educação. Entretanto, depois de eleito, afirmou que os 30% serão alcançados somente ao longo dos quatro anos de gestão e já indicou que para 2014 o investimento na área deve crescer apenas meio por cento (de 26% para 26,5%).

Esse aumento, aquém do necessário, adia por mais um ano, no mínimo, a resolução dos problemas que hoje condenam a qualidade do aprendizado das mais de 140 mil crianças que estudam na rede municipal de Curitiba.

Mesmo assim, se depender da Prefeitura, o orçamento para a educação vai crescer só meio por cento, enquanto o investimento em obras será ampliado em mais de 5% em 2014.

Esse é o momento de sairmos às ruas novamente, como aconteceu durante o mês de junho no movimento pela redução da tarifa do transporte público. Em setembro, o prefeito e sua equipe estarão elaborando a Lei Orçamentária de 2014. É hora de mostrar que a população trabalhadora de Curitiba prefere que o dinheiro dos seus impostos seja investido em educação, saúde e transporte públicos de qualidade!

Convidamos todos que querem se manifestar a se juntarem a nós, professoras e professores de Curitiba, na luta por uma educação pública melhor para as crianças de nossa cidade.

Venha pra rua por educação de qualidade!

EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: UMA LUTA DE TODOS NÓS

A luta pela qualidade da educação pública não é só de quem trabalha nela. É uma luta que diz respeito a todos os demais trabalhadores.

A rede pública de Curitiba é responsável pelo atendimento de 75% das crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental. Nas escolas públicas, não estão filhos de banqueiros, de grandes empresários, de empreiteiros ou de políticos. São os filhos da classe trabalhadora, que produz tudo que precisamos para viver e que também é explorada em seu trabalho, que estão matriculados na rede pública.

É por isso que políticos e grandes empresários não têm pressa, nem vontade de melhorar a educação pública, pois é mais fácil seguir dominando quem sabe menos.

O que eles menos querem e mais temem é a organização e a união dos trabalhadores na luta por seus direitos básicos, como educação, saúde, moradia, transporte e alimentação. Temem que os milhões de trabalhadores que têm os seus direitos desrespeitados diariamente em nosso país se unam na luta por uma vida melhor, justa e sem exploração.

Venha pra rua! Participe da manifestação do dia 21 de setembro e ajude a divulgar o ato para a família e para os colegas de trabalho. Venha mostrar que a população trabalhadora de Curitiba tem voz e quer mudar os rumos da nossa cidade!