Companheiro da INTERSINDICAL, trabalhador da UFMS, é agredido por prefeito de Paranaíba/MS

Neste sábado, dia 31 de agosto, de 2013, no município de Paranaíba (MS), o companheiro Nilson Berenchtein Netto (pfofessor da UFMS) foi agredido com um tapa no rosto pelo prefeito da cidade, Diogo Tita, sobre quem recai a acusação de ter cravejado de balas o muro do seu adversário político (o antigo prefeito).

O companheiro Netto, junto a outros professores, tem defendido dentro da universidade que a vinda de um curso qualquer como o de medicina veterinária (costurado em acordos políticos escusos entre a Reitora da UFMS, Célia, e o prefeito de Paranaíba, Diogo Robalinho Queiroz, vulgo Tita) deva ser precedida de amplo debate no interior da Universidade e junto à população.

Bem sabemos os interesses que os latifundiários da região possuem no curso de medicina veterinária! Curioso fato é o de que o prefeito agrediu o companheiro Netto exatamente no dia seguinte à uma reunião em que este último participou, como representante do campus Paranaíba da UFMS junto ao ANDES (AD-Leste) com a referida reitora (quem responde a processos de desvio de verbas do Hospital Universitário) e seus pró-reitores.

Além da agressão física, o prefeito dirigiu-se a um outro professor, que estava na cidade para uma palestra, dando-lhe também um tapa, e ameaçando de que o conhecia e eles teriam uma conversa em outro momento.

Acrescente-se a isso o fato de que hoje, dia 02 de setembro, de 2013, estudantes que representavam o Centro Acadêmico de Psicologia se dirigiram à Câmara dos Vereadores para ler a carta redigida por Netto e o manifesto de repúdio dos estudantes ao prefeito e foram recebidos pelo presidente da câmara, “Bodinho”, com as seguintes palavras: “Se eu fosse o Tita, eu teria feito melhor, teria pagado pra alguém descer o pau no Netto!”.

Nesse cenário coronelista, corre perigo a vida de nossos camaradas, professores e estudantes, mas seguimos firmes e animados na luta contra o capital, contra o coronelismo e pela vida dos trabalhadores.