Diretoria eleita em Ipatinga realiza ato em defesa da decisão dos metalúrgicos nas eleições

No último dia 20, a Diretoria Eleita do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região, junto com a Intersindical, realizou um ato público, em uma das portarias da USIMINAS, que contou com a participação dos metalúrgicos e da comunidade.  Essa mobilização faz parte das ações para garantir que a decisão da categoria nas eleições do SINDIPA seja respeitada.

Em janeiro, fomos à luta junto com os metalúrgicos e para além da usina, denunciando as manobras do pelego nos locais de trabalho. Ao impedirmos a fraude na eleição do Sindicato, se confirmou a decisão que a categoria já expressa há muito tempo dentro da usina e nas empresas metalúrgicas: os pelegos e os patrões foram derrotados.

A turma que perdeu a eleição e sabe que vai ter que sair do Sindicato a qualquer momento não se conforma que vai ter que entregar o SINDIPA para os trabalhadores. No dia 11 de julho, data da posse, conforme determina o Estatuto, os pelegos, rechaçados pela categoria, chegaram com uma liminar, expedida no Tribunal de Belo Horizonte, suspendendo temporariamente a posse. Se utilizaram para isso de pessoas que não são metalúrgicas em um ação que começou no mês de abril e já teve duas liminares negadas pelo Fórum de Coronel Fabriciano, pois desrespeita a decisão dos metalúrgicos.

E a Diretoria Eleita pelos metalúrgicos, nas eleições de janeiro, assumiu na prática uma das principais tarefas: organizar a luta da categoria para retomar e ampliar direitos, por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Desde o dia 22 de julho, a Diretoria Eleita está realizando um Plantão nas proximidades de uma das portarias da usina, e um abaixo-assinado que pede que a decisão da categoria nas eleições de janeiro seja respeitada. A categoria tem participado do plantão denunciando os problemas dentro da usina e colocando suas propostas para a Campanha Salarial. O abaixo-assinado está correndo pelas áreas e pela comunidade e cresce em apoio e participação. A Intersindical participa junto com a Diretoria Eleita das atividades para retomar o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga para os trabalhadores.