[Sintcom PR] Greve dos trabalhadores do CDD CIC termina com vitória

18/06/2013 – com informações do Sintcom/PR

awbA mobilização dos trabalhadores do CDD CIC garantiu importantes conquistas para os trabalhadores. Após a paralisação de meio dia, os ecetistas garantiram em negociação com a Empresa a contratação de 13 trabalhadores efetivos, que receberão treinamento a partir de sexta-feira, dia 21 de junho.

Como o movimento teve forte adesão dos trabalhadores, que não se calaram diante das péssimas condições de trabalho e da perseguição da gerência, o dia de greve não será descontado do salário dos ecetistas. Os trabalhadores do CIC também conseguiram estabilidade de 180 dias para os grevistas.

A pressão dos trabalhadores também fez com que a ECT se comprometesse a buscar solução imediata para os problemas relacionados às exigências abusivas e atos de truculência da gerência. Além disso, a Empresa garantiu negociação permanente de todos os problemas apontados pelos trabalhadores juntamente com o Sindicato. Vamos ficar de olho!

Conquistas relacionadas à saúde
A grande insatisfação dos ecetistas em relação a truculência e autoritarismo da chefia foi o que motivou os trabalhadores a se mobilizarem e paralisarem suas atividades.

A mobilização garantiu a não exigência da Classificação Internacional de Doenças no atestado médico. Em fevereiro deste ano, os trabalhadores denunciaram que a gerência estava constrangendo quem precisava faltar ao trabalho por motivo de doença. O gerente se recusava a aceitar os atestados que não tivessem a Classificação Internacional de Doenças (CID), mesmo que fossem emitidos por médicos do Correios Saúde.

A ECT também garantiu, durante negociação, que irá facilitar a entrega de atestado médico dos trabalhadores. Ou seja, a partir de agora, esse documento poderá ser enviado via fax ou entregue por familiares e amigos, por exemplo.

Além disso, as trabalhadoras gestantes poderão realizar suas atividades de acordo com a condição de saúde, não podendo haver sobrecarga.

Copel
A mobilização dos trabalhadores também forçou a Empresa a assumir o compromisso de estudar uma solução para a questão das correspondências da Copel.

A gerência da unidade tentou fazer com que os trabalhadores entregassem correspondências atrasadas da Copel, que não foram entregues dentro do prazo normal por erro ou insuficiência de endereço. A portaria nº 567/2011 determina que “a correta indicação do endereço de entrega no objeto postal” é uma das condições necessárias pra que a ECT realize a entrega externa em domicílio, condição essa que não foi cumprida em nenhuma das correspondências.

A mobilização dos trabalhadores do CDD CIC evidenciou a força dos ecetistas quando estão organizados em seus locais de trabalho! Vamos denunciar as péssimas condições de trabalho e o assédio sofrido pelos trabalhadores dos Correios.

Vamos à luta!