VITÓRIA DOS TRABALHADORES – Limeira

Metalúrgicos da Faurecia fazem greve e

empresa cessa nova jornada de trabalho

mmmNa manhã desta segunda-feira (10/12) cerca de 300 metalúrgicos do 1º turno de trabalho da Faurecia, localizada na Rodovia Limeira – Mogi Mirim em Limeira, entraram em greve para que a direção da empresa cessasse a jornada de trabalho de 6×1 (segunda à sábado), imposta de forma arbitrária para cerca de 30% dos seus funcionários do setor produtivo.

Em negociação com o Sindicato, a empresa propôs manter esta jornada até o final de dezembro para atender a demanda de produção e em janeiro retomar a conversa e readequar este horário. A proposta foi rejeitada novamente por todos os trabalhadores que participavam da greve até que em uma segunda negociação, ainda durante a manhã, a empresa recuou e cessou a jornada de 6×1, mantendo o esquema de 5×2 (segunda à sexta-feira).

Os trabalhadores também conquistaram o recebimento das horas paradas e estabilidade no emprego durante até o dia 31 de janeiro. Durante este período, o Sindicato continuará negociando com a direção da Faurecia melhorias no ambiente de trabalho, como mais ventilação no prédio da produção, área de descanso e mais bebedouros.

Para o direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira esta é uma grande vitória para os trabalhadores da Faurecia que mostraram união e organização frente a exploração do capital.

A greve terminou após aprovação de nova proposta por volta das 12h30.

Mobilização contra a jornada de trabalho 6×1

Na segunda-feira (03/12), os trabalhadores rejeitaram pela primeira vez em assembleia a proposta de mudança no horário (6×1) para parte da produção. A empresa propôs aos seus trabalhadores que intercalassem os sábados de trabalho (uma semana trabalhariam de segunda a sexta-feira e na outra de segunda a sábado).

A disposição para a mobilização entre os trabalhadores da Faurecia cresceu e com a resistência demonstrada durante esta manhã conseguiram garantir melhores condições de trabalho

Fonte: sindicato dos Metalúrgicos de Limeira.