POR UMA ADUFMAT AUTÔNOMA E COMBATIVA: CHAPA 1 É A OPÇÃO DOS TRABALHADORES

No próximo dia 13 de dezembro acontecerá a eleição da ADUFMAT onde mais de 1300 docentes, dos Campi de Cuiabá, Sinop e Barra do Garças, estarão aptos à participar do processo que elegerá a nova diretoria da Associação para os próximos 2 anos.

Após uma heroica greve que durou 127 dias, em que os professores enfrentaram o autoritarismo do Governo Dilma, a mídia e até sindicatos “chapa branca” (Proifes) que fizeram o jogo do governo contra os interesses da categoria, os docentes agora terão a responsabilidade de defender seu instrumento de luta para que o mesmo represente os anseios da categoria.
E é por entendermos que necessitamos de um sindicato autônomo e independente de governos, reitoria e partidos que nós, da INTERSINDICAL, estamos vindo a público declarar apoio a chapa 1 denominada “Quero ouvir tua voz apesar destas barras pelaí”. Tal chapa é formada por vários professores que participaram ativamente do histórico processo de greve e não se ausentaram da luta mesmo nos momentos mais difíceis. Tais professores comprometem-se não em discurso, mas demonstram na prática uma aliança em defesa de uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada com estudantes, técnicos e a comunidade externa.

Nessa ultima greve ficou claro que o governo tem, dentro do movimento sindical, um braço atuante que se chama PROIFES. Boa parte dos sindicatos que teria como obrigação defender os interesses dos trabalhadores durante a greve, atuou junto ao governo. Por outro lado, também ficou claro que os docentes estão dispostos a lutar por sua entidade e em várias circunstâncias, a categoria passou por cima dessas direções pelegas para defender suas pautas e seu sindicato.

Compreendemos que nessa eleição o que está em disputa são dois projetos: os que querem um sindicato autônomo que luta para defender os interesses dos docentes e, do outro lado, os que querem um sindicato que alivie as tensões do movimento com o governo. Sabemos que a categoria padece com as condições precárias de trabalho, arrocho salarial e perdas de direitos que foram conquistados com muita luta. Apenas um sindicato autônomo e de luta pode combater os ataques do governo.

Se observarmos os nomes que compõem parte da chapa 2 notaremos que os mesmos estiveram ausentes nos momentos de luta da categoria e os que de alguma forma participaram, defenderam incansavelmente as pautas do governo. Dessa forma, nós da INTERSINDICAL estaremos juntos com os companheiros da chapa 1 defendendo esse importante instrumento dos docentes da UFMT. Temos a certeza de que os professores que fizeram essa brilhante greve sabiamente farão ecoar as suas vozes em defesa da universidade pública e do seu sindicato.