«

»

Imprimir Post

ATIVIDADE NO PR REAFIRMA: REORGANIZAR OS TRABALHADORES COMO CLASSE ROMPENDO COM AS FRAGMENTAÇÕES.

Estudar as estratégias do capital e do Estado para, enquanto classe trabalhadora, avançar em nossa organização e sair do olho do furacão. Foi com esse objetivo que os militantes da Intersindical no Paraná fizeram o lançamento do IV Caderno de Debates no último dia 15 de setembro.

Trabalhadores de diferentes categorias profissionais – da saúde, dos Correios, professores e servidores municipais, técnicos e docentes das universidades federais – e estudantes debateram como o capital utiliza o Estado para manter sua taxa de lucro através do congelamento de salários e redução de direitos. Além da discussão sobre o Estado, também debatemos o papel dos novos e velhos pelegos que se aliam aos patrões para retirar direitos, como é o caso do projeto do Acordo Coletivo Especial.

Ao fim da atividade, reafirmamos nossa tarefa de contribuir na reorganização da classe trabalhadora, rompendo com os limites das lutas de cada categoria e com as fragmentações impostas pelo capital: terceirizados e efetivos, trabalhadores do estado e produtivos. Ao nos unirmos enquanto classe para a construção das nossas lutas econômicas e políticas, avançamos para a luta mais ampla rumo a necessária sociedade socialista.

Conhecer como o capital se organiza para submeter a classe trabalhadora a índices cada vez mais altos de exploração é peça fundamental para que saibamos como nos contrapor na luta para manter nossos direitos e avançar em novas conquistas!

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: https://www.intersindical.org.br/2012/10/24/atividade-no-pr-reafirma-reorganizar-os-trabalhadores-como-classe-rompendo-com-as-fragmentacoes/