TRABALHADORES NO MUNDO EM MOVIMENTO

Quase três milhões de indonésios iniciaram nesta quarta-feira uma greve para reivindicar um aumento salarial e protestar contra os contratos temporários, o que paralisou a produção em diversas fábricas do país.

Cerca de 80 parques industriais de 12 províncias detiveram totalmente sua produção devido ao protesto de seus mais de 2,8 milhões de trabalhadores, indica o diário local “Jakarta Post”. Durante a jornada de hoje está prevista uma grande manifestação que percorrerá várias ruas da capital da Indonésia e que colapsará o trânsito da cidade.

“Esperamos que os manifestantes cumpram as normas e não alterem a ordem pública”, declarou o porta-voz da Polícia Nacional, Agus Rianto. As forças da segurança do Estado desdobraram 15 mil efetivos em toda a cidade para manter a ordem e controlar o tráfego.

“Se estima que 23 mil trabalhadores participarão do protesto, mas estamos alertas perante a possibilidade de o número de grevistas aumentar”, explicou o porta-voz da Polícia de Jacarta, o comandante Rikwanto.