Eleição do Sindicato dos trabalhadores nos Correios de Mato Grosso

Companheiros/as,

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto aconteceram as eleições no Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso.

Como todos já sabem as eleições ocorridas em maio foram canceladas, pois a atual direção do Sindicato sabendo que perderia, tentou fraudar o processo através do envio de cédulas via sedex para as regiões mais distantes.

Na eleição de maio a apuração dos votos colhidos em urna garantiu a vitória de nossa CHAPA DE OPOSIÇÃO, tanto na interior como na capital, a partir desse resultado a direção da empresa operou de maneira a não permitir que essa vitória se consolidasse.

Nas cidades do interior onde ganhamos a direção da empresa através dos gerentes perseguiu, constrangeu e intimidou os trabalhadores de todas as formas, chegaram a demitir um companheiro de nossa chapa que trabalha nos Correios há quase 20 anos e tem vários problemas de saúde.

Com o apoio direto da empresa a direção majoritária da FENTECT (a Federação Nacional dos Trabalhadores nos Correios) acampou em Mato Grosso numa campanha baseada na mentira e no assédio contra os trabalhadores.

As distancias entre uma cidade e outra no interior são muito grandes, as estradas em sua maioria de chão, ou seja, é preciso semanas para percorrer todas os lugares e nossos companheiros que estão nos locais de trabalho não tiveram condição de estar em todas as regiões com tempo suficiente para enfrentar o contra ataque da empresa.

O resultado dessa operação direta da empresa apoiada pela Federação, já que os pelegos que estão no Sindicato sozinhos não dariam conta do recado foi a derrota de nossa CHAPA nas principais urnas do interior.

Na capital consolidamos vitória em importantes locais de trabalho, onde temos os companheiros que iniciaram o processo de organização da Oposição como os CDD’s de Cuiabá e Verdão e na maioria absoluta das agencias.

Isso é a demonstração que nossa presença maior nesses setores foi fundamental para enfrentar a pressão da empresa que se espalhou por toda a categoria.

Como se não bastasse toda a operação no interior, a direção da empresa despejou seus gerentes para votarem em várias urnas da capital e a chapa dos pelegos determinou que a maioria da comissão eleitoral inventasse uma urna na capital no dia 11, ou seja, antes da eleição começar em Cuiabá e Várzea Grande para que os gerentes do interior presentes em reunião na Capital pudessem votar.

Por conta dessas ações orquestradas pela direção dos Correios que teve como agentes os membros da FENTECT e da atual direção não conseguimos consolidar a vitória de maio.

AINDA NÃO FOI DESSA VEZ. MAS A OPOSIÇÃO SEGUE FIRME JUNTO COM OS TRABALHADORES

Logo em seguida a apuração das eleições os companheiros da Oposição já se reuniram e decidiram se manter firmes e avançar no processo de organização. Continuarão nas mobilizações e greves da categoria que os pelegos se recusarão a fazer, como a luta para acabar com o acordo bianual e a exigência do cumprimento da lei que determina a entrega pela manhã (uma antiga reivindicação dos carteiros que são obrigados hoje a saírem para rua sob o Sol escaldante da tarde). Importante lembrar que a lei só existe hoje pela mobilização dos trabalhadores organizados junto à Oposição.

A ampliação e organização da Oposição é uma tarefa não só daqueles que estão em Mato Grosso, mas está entre as tarefas prioritárias que definimos na Intersindical que é consolidar as Oposições contra os velhos e novos pelegos e a partir dos locais de trabalho organizar a luta por nenhum direito a menos e avançar nas conquistas.