Companheiros/as,
Acabou por volta das 5:30 da manhã de hoje (30/abril) a apuração das eleições dos Metalúrgicos de Santos e região.
As eleições em primeiro turno aconteceram nos dias 5,6,7 e 8 de abril, por menos de 220 votos o quórum mínimo não foi atingido, isso porque a chapa dos pelegos da CUT e CTB buscaram a qualquer custo o segundo turno para atrapalhar a campanha salarial e fazer o jogo da Usiminas.
As elei ções em segundo turno aconteceram nos dias 26,27, 28 e 29 de abril e mais uma vez os pelegos tentaram de tudo para voltarem ao Sindicato. Conseguiram uma liminar no segundo dia da eleição suspendendo a apuração de uma urna que coletou 196 votos de trabalhadores nas empresas metalúrgicas de Santos no primeiro dia da eleição. A juiza despachou a liminar pela internet, não compareceu ao Forum até tarde de quinta e portanto esses 196 votos não foram apurados.
Mentiram, tumultuaram mas nada impediu que a categoria se colocasse em movimento e reafirmasse a defesa do Sindicato como um instrumento de luta e organização por nenhum direito a menos e avançar nas conquistas.
Segue o resultado:
- CHAPA 1: 1854
- CHAPA 2: 604
- Brancos: 13
- Nulos: 32
Ganhamos em todas as urnas. Na Usiminas, nas metalúrgicas e nos aposentados.
Agora a tarefa é ampliar o trabalho de organização da luta a partir dos locais de trabalho, fazer uma campanha salarial com muita mobilização e a resposta aos pelegos que nos acusaram de fazer greves irresponsáveis está aí. A classe respondeu que contra a exploração do capital o caminho é a luta.