Por aumento real de salários, Melhores condições de trabalho e Em defesa do Sindicato.

Desde o dia 15 de março os sapateiros e sapateiras de Franca/SP estão cruzando os braços em várias empresas da região exigindo aumento nos salários, melhores condições de trabalho e enfrentando os patrões que querem impor um sindicato fantasma à categoria.

A data base é janeiro e os patrões se recusaram a negociar a pauta de reivindicação alegando que o Sindicato dos Sapateiros de Franca fundado em 1941 não é o representante da categoria. Os patrões tentam impor um Sindicato fantasma composto por uma única pessoa, um pelego que está a disposição das empresas para aceitar o banco de horas e a redução de salários e direitos.

Para além das ações que o Sindicato já tem na Justiça para impedir que o pelego tente dividir a representação sindical, o principal instrumento é a luta organizada da categoria que se colocou em movimento para defender seu Sindicato.

Sapateiros e sapateiras nas empresas Teny wee, Freeway, Pé de Borracha, Corvale entre outras começaram as greves e a conseqüência disso é que mais de 10 empresas já foram obrigadas a assinar o acordo salarial e as demais reivindicações com o Sindicato dos Sapateiros de Franca, a legitima entidade reconhecida pelo conjunto da categoria.

A greve continua e vai se ampliar para outras empresas em Franca ainda essa semana.

A luta dos sapateiros e sapateiras de Franca é uma luta do conjunto da Intersindical por nenhum direito a menos e para avançar nas conquistas.