Na tarde de sexta-feira (26/02) saiu o resultado das eleições do Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos. A CHAPA 1 que contou com a participação ativa da Intersindical em todo o processo ganhou com mais de 70% dos votos.
Foi grande a participação dos petroleiros da ativa e aposentados, mais de 65% dos trabalhadores em condição de voto foram parte desse processo em que afirmaram a continuidade da luta com independência em relação aos patrões, governos e partidos.
Foi a resposta firme da categoria contra a tentativa da CUT e da FUP em retomar o Sindicato para transformá-lo num instrumento manso aos interesses da Petrobras.
Para tentar impedir que a decisão da categoria fosse respeitada a FUP e a CUT invadiram o Sindicato durante toda a madrugada, com jagunços tentando impedir que a apuração dos votos acontecesse. O falso argumento era a falta de quórum, se baseando num erro em uma das atas da comissão eleitoral, que foi corrigido pela mesma e respeitando o Edital que convocou as eleições e o Estatuto do Sindicato, a apuração foi realizada.
A chapa da CUT/FUP se retirou antes da apuração, após 10 horas tentando todo tipo de tumulto e provocação. Os números demonstram o porquê de seu desespero:
CHAPA 1: 440
CHAPA 2: 165
BRANCO: 01
NULOS: 08
Os petroleiros derrotaram mais uma vez a tentativa da Petrobras em transformar o Sindicato num instrumento manso a seus interesses como era no passado quando vários atuais chefes e gerentes de RH da empresa estavam na direção do Sindicato.
Diferente do que está no site da Conlutas, os companheiros da CHAPA 1 não estão no processo de discussão sobre a nova central.
A categoria há 2 anos definiu em assembléia a desfiliação da CUT, o Sindicato é parte da Frente Nacional dos Petroleiros e hoje ainda não está em nenhuma outra organização nacional.