Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Protesto na Syngenta em Paulínia pelo assassinato de sem-terra no PR

01 de novembro de 2007
Fonte: Imprensa do Sind. dos Químicos Unificados

Na manhã de hoje, confirmando sua truculência, empresa “seqüestra” ônibus para que parte de seus trabalhadores não pudessem participar do ato, promovido por diversas entidades

Uma manifestação em protesto contra o assassinato do trabalhador rural Valmir Mota de Oliveira, de 34 anos, por milícia armada paga pela Syngenta Seeds, na cidade de Santa Tereza do Oeste/PR em 21 de outubro, foi realizada na manhã de hoje (01/11/07) na portaria do site da multinacional francesa localizado em Paulínia.

Trabalhadores “seqüestrados”

Como que para confirmar sua política de truculência e autoritarismo, a Syngenta “seqüestrou” os (as) trabalhadores (as) que se utilizam do ônibus fretado para o transporte, não permitindo que os mesmos chegassem à fábrica e, portanto, presenciassem a manifestação. Indagada, a empresa não informou o destino dos ônibus e dos trabalhadores.

Entidades presentes

Além do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), estiveram no ato o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), os sindicatos dos Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), da Construção Civil de Campinas e Região, dos Metalúrgicos de Campinas e Região, dos Metalúrgicos de Limeira e Região e dos Trabalhadores no Transporte por Motos. Também participaram a Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), movimentos estudantis, o PSOL, o PSTU e a vereadora em Campinas Marcela Moreira (PSOL).

 

INTERSINDICAL - Instrumento de Luta e Organização da classe Trabalhadora
Rua Silveira Martins 165, 1º andar - São Paulo