«

»

Imprimir Post

GOVERNO BOLSONARO LANÇA MAIS UM PACOTE CONTRA OS TRABALHADORES APROVADO PELA MAIORIA DOS DEPUTADOS

Na semana passada, o governo Bolsonaro lançou mais um pacote de maldades contra a classe trabalhadora que foi aprovado pela maioria dos deputados.

As Medidas Provisórias 1108 e 1109 mantêm e ampliam os ataques aos direitos que vêm desde o início da pandemia.

A proposta aprovada pela maioria dos deputados que estão à serviço dos patrões permite que as empresas suspendam contratos de trabalho, reduzam a jornada de trabalho com redução salarial, usem banco de horas, antecipem feriados, férias individuais e coletivas.

As empresas ficam livres de fazer o depósito do FGTS durante o período de calamidade pública e a Medida também libera os patrões a impor o teletrabalho, o que significa deixar os trabalhadores reféns da empresa a qualquer hora do dia e da noite, desprotegidos em relação a sua saúde e tendo que pagar os custos dos equipamentos necessários ao trabalho.

As Medidas Provisórias mantém outro ataque contra a organização dos trabalhadores, pois não obriga a realização de negociação e Acordo Coletivo com os Sindicatos, liberando os patrões a impor acordo individual, que não é acordo é pressão contra o  trabalhador para aceitar a redução de salário, banco de horas e mais ataques aos direitos.

Vários trechos das Medidas Provisórias definem que as empresas poderão se utilizar a seu critério sobre a suspensão de contratos de trabalho, redução salarial, banco de horas, ou seja, o que já é um ataque aos trabalhadores durante a pandemia, poderá ser estendido. Pois a proposta do governo não define claramente o que se enquadra em estado de calamidade pública e de urgência.

O governo fez isso com o objetivo de piorar ainda mais a reforma trabalhista de 2017.

EM DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS: DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS

Bolsonaro mostrou que seu objetivo é destruir direitos, acabar com as Organizações de luta da classe trabalhadora, como os Sindicatos, destruir os serviços públicos tudo para agradar os interesses dos patrões.

Esse governo que desdenhou da vida de centenas de milhares de seres humanos mortos nessa pandemia, que tirou a comida do prato de milhões que sofrem com o desemprego e a miséria, que tenta passar por cima de direitos garantidos através de muita luta precisa ser derrotado e quem tem a força para fazer isso é a classe trabalhadora.

Por isso além de derrotar esse governo e seus parlamentares nas urnas, é preciso fortalecer a luta em cada local de trabalho e nas ruas pois é lutando que vamos proteger nossas vidas e direitos.

 

Rio de Janeiro/RJ

Blumenau/SC

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: http://www.intersindical.org.br/2022/08/11/governo-bolsonaro-lanca-mais-um-pacote-contra-os-trabalhadores-aprovado-pela-maioria-dos-deputados/