«

»

Imprimir Post

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA NA LUTA CONTRA AS DEMISSÕES NA USIMEC Direção da empresa se aproveita da pandemia para tentar impor mais um ataque brutal contra os trabalhadores

A Usiminas Mecânica, empresa que faz parte do grupo Usiminas, anunciou no início dessa semana sua intenção de demitir todos os trabalhadores de sua planta em Ipatinga/MG, o que significa a demissão de mais de 700 trabalhadores.

O Sindicato, antes desse anúncio absurdo da direção a empresa, apresentou propostas com o objetivo de preservar os salários e os empregos, mas a direção da empresa fugiu da discussão e tenta impor em Ipatinga o que tentou fazer recentemente em Cubatão/SP, demitir 60% do efetivo na Usiminas em sua planta na Baixada Santista o que significaria a demissão de 900 trabalhadores. A Usiminas só não conseguiu demitir por conta das ações encaminhadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista/SP que segue firme na defesa dos empregos e dos direitos.

Em Ipatinga, o Sindicato dos Metalúrgicos, além de encaminhar as devidas denúncias ao Ministério Público do Trabalho e ações judiciais contra as demissões, está junto com os trabalhadores organizando a resistência contra mais esse ataque dos patrões que se aproveitam do grave momento que estamos vivendo para preservar a qualquer custo seus lucros.

Já são mais de 37 mil mortos e 700 mil contaminados pelo novo coronavírus, as mortes e o contágio se ampliam por conta da ação do governo genocida de Bolsonaro que tenta a todo custo acabar com o isolamento social e não investe nas devidas políticas públicas que garantam a testagem em massa e as devidas condições de trabalho e atendimento nos equipamentos de saúde.

Além disso, o governo impôs várias medidas para proteger os interesses dos patrões, como a MP 936 em que salários podem ter redução de até 70% e ao mesmo tempo liberam os patrões a continuar a demitir. As empresas demitiram antes e durante a utilização das MPs, ou seja, provocam a carnificina nos empregos e salários para proteger seus interesses privados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga junto com a Intersindical segue firme na luta contra as demissões e em defesa dos salários e direitos. 

 

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: http://www.intersindical.org.br/2020/06/09/sindicato-dos-metalurgicos-de-ipatinga-na-luta-contra-as-demissoes-na-usimec/